O QUE ESTÁ ROLANDO?!

Paralisação geral do PIX: Nubank, BB e + 4 bancos sofrem interrupção e BC emite comunicado de emergência

08/04/2024 às 8h25

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
PIX sai do ar em bancos como Nubank, BB e + e Banco Central se vê obrigado a se pronunciar urgentemente (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Nu/BB/Banco Central/Canva)

Serviço de PIX sofre uma paralização em bancos como Nubank, Banco do Brasil e + e Banco Central emite alerta de emergência sobre situação

Na última sexta feira (05) diversos bancos como o Nubank, Banco do Brasil e mais 4 instituições sofreram com uma paralização no Pix, cujo serviço é um dos mais utilizados entre brasileiros e o Banco Central precisou se pronunciar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Cartões do Nubank / C6 Bank e Inter - Foto Internet
Além do Banco do Brasil e Nubank, o Inter e o C6 também apresentaram instabilidade no PIX na última sexta- feira (Foto Reprodução/Internet)

De acordo com o portal Valor o problema atingiu também o C6 Bank ao longo do dia.

Mas para piorar, segundo o site DownDetector, site que monitora esse tipo de reclamação, mais para o fim da tarde identificaram um salto no problema envolvendo também no:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Inter;
  • PicPay;
  • Sicoob;

Banco Central se manifesta

Ao ser procurado, o Banco Central afirmou em caráter de urgência que seus “sistemas estão funcionando normalmente” e que não se manifesta “sobre instituições individuais”.

O site DownDetector mostrou até mesmo reclamações sobre o próprio BC, o que não é comum, já que normalmente os alvos são os bancos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No caso do BC, 92% das reclamações dizem respeito ao Pix.

Banco do Brasil reduziu a taxa Selic para 10,75% (Reprodução/Foto: BC/Divulgação)
Banco Central se manifestou a respeito da instabilidade no PIX (Foto: Reprodução/BC)

Procurados, o Sicoob afirmou que “identificou no final desta tarde instabilidade para utilização do produto Pix e após ações de seu time técnico o serviço foi devidamente restabelecido”.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Inter também informou que registrou uma instabilidade momentânea no Super App na tarde desta do dia 05 e Informaram que “a situação foi corrigida e o serviço está funcionando normalmente.”

O Nubank afirmou que teve uma instabilidade temporária e que ela está integralmente solucionada.

CONFORME EXPOSTO POR TODOS OS BANCOS, O SISTEMA DO PIX JÁ FOI DEVIDAMENTE RESOLVIDO E VOLTOU A FUNCIONAR NORMALMENTE!

Thumbnail Video Youtube

Como fazer os pagamentos com o Pix fora do ar?

Sabemos bem que quando esse tipo de problema com o Pix ocorre o transtorno é enorme!

Afinal não há nada que possamos fazer para que o sistema volte rapidamente pois dependemos do operacional de cada banco.

Porém há algumas alternativa que podem simplificar esse transtorno caso o pagamento seja extremamente urgente:

1- Pagamento por Boleto

De acordo com o portal Recarga Pay, alguns bancos, carteiras digitais e instituições financeiras disponibilizam a forma de pagamento através do boleto bancário.

O próprio destinatário pode emitir um boleto com o valor do pagamento. 

Assim, você tem a opção de pagar digitando manualmente ou através da leitura do código de barras.

O número de inadimplentes cresceu no Brasil nos últimos tempos (Foto Reprodução/Internet
Pagamentos por Boleto pode ser uma saída quando o PIX está fora do ar (Foto Reprodução/Internet

Essa é uma forma de pagamento regulamentada pelo Banco Central.

O prazo máximo pro boleto ser compensado é de até 3 dias úteis, podendo ser compensado até mesmo antes do prazo dependendo da instituição.

2- TED

Apesar do Doc ter sido extinto, ainda é possível fazer uma transferência via TED.

A diferença do TED para o PIX é que ele cai na conta até o fim do dia se foi executado até o fim do horário útil, ou seja até às 17h.

Caso feita depois desse horário, o valor estará disponível no próximo dia útil. Indicado pra pagamentos acima de R$ 5 mil.


Alerta Nubank
Banco Central
Banco Do Brasil
pix

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.