Banco Central tem paralisação geral confirmada nesta quinta-feira (11) e suspensão no Pix
O Banco Central tem paralisação confirmada nesta quinta-feira (11), com a suspensão no PIX e mais dois serviços essenciais, e você precisa ficar por dentro das novidades para não ser pego de surpresa.
A autarquia federal autônoma é muito importante na vida de todos os brasileiros, por fazer parte Sistema Financeiro Nacional, e quando há uma paralisação, diversos serviços são afetados de maneira direta.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
De acordo com o portal ‘Metrópoles’, os servidores do Banco Central confirmaram que estão de greve por 24 horas, nesta quinta-feira (11), com mais de 70% dos servidores aderindo a paralisação.
“Essa ação pode resultar em interrupções operacionais, um verdadeiro ‘apagão’, em todos os serviços do Banco Central do Brasil”, destacou a nota oficial do sindicato.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa greve fará com que haja a paralisação de alguns serviços, como a manutenção dos sistemas do PIX e também a conclusão de projetos que estão em andamento já avançado, como o Drex, que será a nova moeda digital do Brasil.
“Isso impactará negativamente o atendimento ao mercado e ao público, incluindo cancelamento de reuniões, manutenção em sistemas e atraso na divulgação de informações”, acrescentou o sindicato.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa greve, ainda segundo o site, se dá por conta da reivindicações de bônus por produtividade, reajuste na renumeração, a exigência de nível superior para cargo técnico, dentre outras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Ressalta-se a preocupação com a falta de diálogo e o alegado açodamento autoritário do presidente do BC na abordagem de questões relevantes, como a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) da independência do Banco Central”, encerrou a nota oficial.
Vale ressaltar que, apesar da paralisação na manutenção do PIX, o método de pagamento seguirá ativo e pode ser realizado normalmente, já que não haverá interrupções no sistema, apenas na manutenção.
“O Banco Central, responsável pelo sistema operacional do Pix, comunicou que os sistemas de pagamento funcionarão normalmente e aqueles relacionados ao Pix não serão impactados”, ressaltou a Federação Brasileira dos Bancos.
Quando o Pix foi lançado?
O PIX, que se tornou um dos principais métodos de pagamento da atualidade, foi lançado em outubro de 2020, pelo Banco Central.