É urgente
“Intoxicação”: A paralisação de jornal da Record com PROIBIÇÃO da Anvisa contra produtos de limpeza amados
17/11/2023 às 19h11

Jornal da Record faz paralisação com proibição urgente da Anvisa contra produtos de limpeza amados
A Anvisa fez uma urgente proibição e busca para conseguir tirar das prateleiras alguns produtos de limpeza que estão causando intoxicação nos clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Essa proibição fez até com que a própria Record paralisar os programas para fazer esse urgente anúncio sobre a proibição da Anvisa.
Segundo informações da Record, de acordo com uma pesquisa a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, casos de intoxicação por produtos de limpeza aumentaram 23% entre janeiro e abril de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O álcool líquido voltou a ter a sua proibição de venda decretada pela Anvisa (Reprodução: Internet)

Álcool em Gel (Foto: Reprodução / Getty Images)

Álcool 70% foi barrado pela ANVISA (Reprodução: Internet)
A Anvisa atribui o crescimento às medidas de combate ao coronavírus, sendo que erros na concentração e misturas indevidas são alguns dos causadores destas intoxicações.
QUAL PRODUTO FOI PROIBIDO?
Acontece que alguns produtos de limpeza precisam ser estritamente fiscalizados pela ANVISA, justamente por conta do perigo a saúde que eles causam.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● É obrigatório em 2025: Bolsa Família chega com 3 exigências para essa lista de CPFs em abril
● Autoescolas atingidas e fim de milhões de carros: Nova lei da CNH traz 2 viradas em 2025
● Isenção em conta de água, luz e +: Lei em vigor crava 5 contas quase de graça a idosos 60+
É porque, os produtos de limpeza precisam seguir rigorosos procedimentos de fabricação e rotulagem, onde contenha os ingredientes, produção e riscos ao uso.
É muito comum nas vilas e bairros de todo o Brasil, terem vendedores de produtos de limpeza em caminhões com os produtos de limpeza sem rotulagem e muitas pessoas usam.
Mas, o risco a saúde é grande pois não se sabe ao certo quais os componentes que estão dentro dessa embalagem, causando risco aos consumidores.
Essa é uma determinação urgente da Anvisa que está no código há bons anos e que faz com que os consumidores precisem tomar cuidado ao comprar.
Fato é que, se você está buscando comprar algum produto deste tipo, tente seguir a risca os produtos com rigorosos rótulos, que mostrem evidentemente os componentes e o que exatamente você está comprando para não correr o risco de ter uma intoxicação.
A Record atribuiu essa notícia aos problemas recorrentes na época.
Autor(a):
Bruno Zanchetta
Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br