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Paralisação e nada dos R$1518: 2 sentenças do INSS abalam 2M de CPFs no Brasil em 2025

Previdência Social (Foto: Divulgação)

Previdência Social (Foto: Divulgação)

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INSS lida com novo aumento de filas e paralisação em pagamentos

Nesta quinta-feira, 03, apresentamos duas sentenças do INSS que estão afetando diretamente cerca de dois milhões de brasileiros em 2025.

Uma das decisões está relacionada a uma paralisação que resultou no atraso do pagamento de R$1.518 a milhares de beneficiários.

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Mas, afinal, o que aconteceu?

A raiz do problema está na crescente fila de espera do INSS, que terminou o ano de 2024 com um acumulado de 2,042 milhões de pedidos de benefícios previdenciários e sociais pendentes.

Esse é o maior volume registrado desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva, de acordo com apurações do TV Foco e informações do Jornal Extra.

Os números, que integram o boletim oficial do Ministério da Previdência, referem-se a dezembro de 2024, mas só foram divulgados em 2025.

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Em dezembro do ano passado, havia exatamente 2.042.016 solicitações pendentes, incluindo pedidos de benefício e de perícia médica.

No entanto, os dados de janeiro, fevereiro e março de 2025 não foram atualizados.

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Evolução da fila

Justificativa do governo

O Ministério da Previdência alega que o aumento da fila se deve ao crescimento na quantidade de pedidos de benefício, que dobrou em um ano.

A média mensal de solicitações passou de 700 mil para 1,2 milhão.

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O governo também aponta que 21% dos pedidos são feitos pelo mesmo CPF, ou seja, muitas pessoas entram com múltiplas solicitações ao longo do ano.

Paralisação no INSS

Além disso, outro fator que impactou o aumento da fila foi a greve dos servidores do INSS, que ocorreu entre 16 de julho e 6 de novembro de 2024.

Durante esse período, os trabalhadores reivindicavam:

A paralisação impactou diretamente o atendimento e contribuiu para o acúmulo de processos pendentes, deixando muitos beneficiários sem acesso aos pagamentos de R$ 1.518.

Atestemed

A implementação do Atestemed (atestado online) também influenciou no aumento do volume de requerimentos.

Embora tenha agilizado processos e reduzido custos, o mecanismo permitiu que mais pessoas solicitassem benefícios sem necessidade de perícia presencial, elevando o número de pedidos.

Logo do iNSS (Foto: Reprodução / Internet)

Medidas para reduzir a fila

Para enfrentar a crise, o Ministério da Previdência anunciou, em fevereiro de 2025, a realização de um mutirão com 500 servidores nos próximos 90 dias. As prioridades serão:

Além disso, em maio de 2025, 350 novos servidores aprovados em concurso serão incorporados ao atendimento, segundo informações da Globo.

Modernização dos processos

O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, afirmou que está em andamento uma automação do sistema de leitura de atestados médicos.

“Hoje, o atestado médico é lido, colocado as informações, três, quatro informações nos sistemas manualmente. A ferramenta vai nos possibilitar testar fazer isso automaticamente. Então, libera médico, libera servidor para fazer outras atividades e entrega o benefício muito rápido. Esse benefício tem que ser entregue rápido, a pessoa está doente, está precisando de alguma coisa e tem que entregar rápido porque ele fica sem renda”, afirma Alessandro Stefanutto.

Alessandro Stefanutto (Foto: Reprodução / Globo)

Considerações finais

Em resumo, o INSS terminou 2024 com mais de 2 milhões de pedidos de benefício e perícia médica pendentes.

O acúmulo de processos afeta milhares de beneficiários, que enfrentam dificuldades para obter o suporte financeiro ao qual têm direito.

Porém, o Governo Federal está tomando medidas emergenciais para reduzir a fila e melhorar a eficiência do atendimento.

Veja mais informações sobre o INSS clicando aqui.

Previdência Social (Foto: Reprodução / Globo)

Como entrar em contato com o INSS?

Por fim, para falar com um atendente do INSS, basta ligar para o número 135.

Porém, é importante ressaltar que o instituto não liga ou envia e-mails solicitando documentos, fotos, biometria, senhas bancárias ou informações pessoais. Fique atento para evitar golpes.

Autor(a):

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos. Email: giovana.misson@otvfoco.com.br

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