Parar de beber refrigerante causa inúmeras consequências ao corpo
O refrigerante é uma das bebidas mais consumidas no Brasil e no mundo, mas como muitos sabem, ele não é muito saudável, já que contém uma quantidade grande de açúcar, corantes e conservantes, características prejudiciais para uma boa saúde.
Portanto, a nutróloga do Hospital Sírio-Libanês, Dra. Andrea Sampaio, revelou algumas consequências que acontecem com o corpo humano quando as pessoas param de consumir o refrigerante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dos primeiros sinais que o corpo responde a abstinência do refri é a redução de peso e até mesmo pode prevenir o sobrepeso ou obesidade.
Apesar do nível elevado de açúcar causar efeitos bons, como maior disposição ou bom humor. a queda dessa concentração do açúcar contido na bebida pode causar desânimo, cansaço.
“Com a sua remoção, terá uma estabilização nos níveis de açúcar no sangue, evitando picos e quedas tanto da glicemia quanto da insulina”, complementa Sampaio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em relação a prevenção de doenças, fora o diabetes, a falta de consumo do refrigerante pode evitar inflamações, cárie nos dentes, osteoporose, gordura no fígado e até mesmo risco de câncer.
“Temos na composição do refrigerante sódio, açúcar, corantes, acidulantes e demais aditivos químicos, como bisfenol A, que podem contribuir com surgimento de diversas doenças, o que inclui o câncer. O excesso de refrigerantes favorece ao aumento de peso e a obesidade que é um risco real para câncer”, termina a Dra.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além do sódio, a bebida aumenta a formação de radicais livres, responsáveis pela inflamação do nosso corpo. “Causa lesão nas paredes das artérias, aumenta a chance de infartos e AVC (Acidente Vascular Cerebral) e aumenta a inflamação nas doenças crônicas articulares, alergias e dores de cabeça“, relata.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Quanto de açúcar tem em uma lata?
“O refrigerante possui teor elevado de açúcar. Afinal, uma lata de refrigerante de 350 ml, possui cerca de 10 colheres de chá de açúcar, quantidade que corresponde a 100% do que é recomendado diariamente”, explica a Dra. Andrea Sampaio.