Brasileiros que buscam um passaporte de graça podem garantir o benefício graças a projeto de lei; entenda quais são os requisitos
Milhares de brasileiros podem garantir o direito de tirar passaporte de graça em 2023. A aprovação de um projeto de lei se refere especificamente à oportunidade de garantir o documento que permite a saída do país para outros lugares.
Esse projeto de lei tem como objetivo auxiliar uma parcela da população que tem baixa renda a tirar o passaporte, que é tão importante para a realização de sonhos fora do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em maio, a Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que isenta os estudantes de baixa renda, que vão realizar estudos ou pesquisas no exterior, do pagamento das taxas para emissão de passaportes e demais documentos de viagem.
De acordo com a Agência Câmara, a medida beneficia os estudantes que façam parte de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuam renda familiar mensal total de até três salários mínimos.
PROJETO DE LEI
Esse projeto de lei é o 861/19 e sua relatora é a deputada Rogéria Santos (Republicanos-BA), que recomendou a aprovação. Ela explicou que a gratuidade incentiva o processo de internacionalização da educação superior.
“No entanto, muitas vezes não se consideram os obstáculos para estudantes carentes. A proposição é de extrema relevância diante do cenário educacional, tendo em vista que o acesso de alunos carentes se encontra prejudicado perante o sistema de ensino internacional”, disse.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Nova lei dos shoppings anunciada chega para trazer proibição em populares no Brasil e atinge idosos 60+
● Adeus, almoço de 1h: Lei trabalhista em vigor em 2025 reduz intervalo de CLTs com 1 única atitude de patrões
● Mais de R$1500 garantidos todo mês: Lei trabalhista que está em vigor traz 4 presentões a idosos 60+ em 2025
É NECESSÁRIO TER PASSAPORTE PARA IR PARA A ARGENTINA?
Não é necessário ter passaporte para ir para países do Mercosul, como Argentina, Paraguai e Uruguai. Para voos e viagens rodoviárias para esses países é necessário apenas do RG para passar pela imigração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE