Oficial

Vai te CEGAR: Patrícia Poeta paralisa Encontro com proibição da ANVISA contra nº1 das mulheres no Brasil

14/08/2024 às 22h45

Por: Bruno Zanchetta
Imagem PreCarregada
Patrícia Poeta e Anvisa (Reprodução - Internet)

Patrícia Poeta paralisou o Encontro com uma proibição urgente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária

A Patrícia Poeta paralisou o encontro que foi ao ar em dezembro de 2023 com uma notícia urgente da Anvisa que proibiu um produto muito usado pelas mulheres.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo Patrícia Poeta no Encontro, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) cancelou mais de 1,2 mil pomadas para modelar ou fixar cabelos. A medida faz parte de uma série de ações adotadas pela agência desde o início do ano após a denúncia de casos de cegueira e irritação nos olhos com o uso do produto. Com as festas de fim de ano, voltou a aumentar o número de casos de queimadura nos olhos por uso de pomadas. 

No dia 27 de dezembro de 2023  ao menos 100 pessoas foram socorridas a hospitais do Rio de Janeiro com queimadura nos olhos causadas por pomadas. A Secretaria de Saúde informou que notificou o órgão regulador sobre os casos.Em fevereiro, mais de 250 pessoas já tinham sido atendidas com problemas de visão em Pernambuco por causa do uso dos produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em março, no Rio de Janeiro uma mulher ficou dias sem enxergar após ter usado uma pomada modeladora para trançar os cabelos no Rio de Janeiro. À época, a Anvisa chegou a suspender a venda de todas as pomadas para trançar, modelar ou fixar cabelos. Após isso, foi publicada uma resolução com regras para a permissão de venda dos produtos.

A medida publicada teve efeito imediato e, com isso, as 1.266 pomadas estão com a venda proibida. Segundo a agência, foram cancelados produtos que:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Possuíam a forma física declarada de pomada;
  • Incluíam o termo pomada na embalagem em qualquer idioma;
  • Tinham na fórmula 20% ou mais de álcoois etoxilados;
  • Tinham sido notificados durante suspensões anteriores;
  • E que tinham sido registradas por empresas que tiveram pelo menos um produto associado a evento adverso grave.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, as fórmulas dos produtos têm dois compostos químicos que são conservantes tóxicos à pele e mucosas: o metilcloroisotiazolinona (MCI) e o metilsotiazolinona (MI).

As substâncias podem causar alergias e queimaduras nos olhos e na pele, além de toxicidade pulmonar e neurotoxicidade. Nos olhos, podem provocar inflamações das pálpebras, conjuntivites, úlceras de córnea e até o comprometimento grave da visão.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O QUE FAZ A ANVISA?

Ela tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos.

Anvisa

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.