Após tentar incriminar o jornalista da RedeTV!, por injúria e difamação, Patrícia Poeta perde novamente batalha judicial conta Lo-Bianco. Veja todos os detalhes
O dia começou quente fora dos bastidores da televisão brasileira. Conforme apurado pelo TV FOCO, segundo o jornalista Gabriel Perline, do portal ‘Contigo!’, Patrícia Poeta perdeu novamente nos tribunais contra Alessandro Lo-Bianco, do programa A Tarde É Sua, da RedeTV!.
De acordo com Perline, a apresentadora do Encontro da Globo, que já havia perdido o caso em 2023, voltou a recorrer, alegando injúria, difamação e perseguição, mas novamente não obteve sucesso.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A sentença, proferida em 13 de dezembro pela juíza Ana Claudia dos Santos Sillas, da 26ª Vara Criminal de São Paulo, rejeitou as acusações.
A magistrada destacou que não houve intenção de ofender a honra de Patrícia Poeta e ressaltou que, como figura pública, ela está sujeita a críticas, além de elogios.
“Considerando que não restou cabalmente demonstrado o dolo específico de ofender a honra subjetiva ou objetiva da querelante, não há que se falar em configuração dos crimes de injúria e difamação”, disse a magistrada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Forçoso convir que a querelante é pessoa notória e sua imagem, por sua natureza divulgada, está sujeita a elogios, bem como a censuras. Dessa forma, no presente conflito de direitos fundamentais, e tratando-se de ofendida pessoa pública e notória, a fala do querelado não tem o condão de configurar crime”, continuou.
O que aconteceu?
A disputa judicial teve início após Lo-Bianco reportar tensões entre Patrícia Poeta e seu colega de programa, Manoel Soares. Isso, pouco depois de ambos assumirem o comando do Encontro em julho de 2022.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Grávida de Taubaté faz revelação inédita de tudo que pensa de Chris Flores após ser desmascarada: “Cruéis”
● “Intensa dor”: Carta psicografada de Dinho traz revelações de arrepiar sobre tragédia dos Mamonas Assassinas
● De fadiga à perda de apetite: 5 sinais de alerta que indicam câncer agudo como o sofrido por Drica Moraes
O jornalista da RedeTV! publicou matérias relatando críticas ao comportamento de Patrícia durante o programa, acusada pelo público do Encontro de ser desrespeitosa com Manoel.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Lo-Bianco, após investigações, revelou que Patrícia teria supostamente armado uma cena para sensibilizar o público, sendo fotografada de forma planejada enquanto aparentava estar triste.
Dessa forma, a apresentadora, que se irritou com as críticas, que não só Lo-Bianco destacou, mas o próprio público, alegou ser vítima de difamação, mas não conseguiu apresentar provas para sustentar suas acusações.
Com duas decisões a seu favor, Lo-Bianco foi absolvido das acusações. Além disso, o tribunal reforçou que a liberdade de imprensa e crítica se aplicam a figuras públicas como Patrícia Poeta.
Até o momento, a apresentadora não se pronunciou sobre a decisão. Lo-Bianco também ainda não publicou nenhum pronunciamento sobre o caso.
Considerações finais
Em resumo, a decisão judicial a favor do jornalista Alessandro Lo-Bianco, reforça o direito à liberdade de imprensa e a possibilidade de críticas a figuras públicas, como Patrícia Poeta.
A juíza concluiu que não houve intenção de ofender Patrícia Poeta, e que, como pessoa pública, ela está sujeita a críticas.
Após perder o caso em 2023 e tentar novamente, a apresentadora não conseguiu provar suas acusações contra o jornalista Alessandro Lo-Bianco, que foi novamente absolvido.
Com isso, a disputa termina com a confirmação de que a liberdade de expressão é válida, desde que não haja intenção de difamar. Ambos os envolvidos ainda não se pronunciaram sobre a decisão.
Por fim, clique aqui e acompanhe todas as notícias do TV FOCO em tempo real.