O ator contratado do Grupo Globo, Paulo Gustavo, tem personagens muito expressivos e de opiniões sempre fortes. Normalmente, tais personagens são interpretados como uma crítica à sociedade, mas, dessa vez, muita gente se revoltou com “Ivonete”, uma de suas criações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No último domingo, 13, o ator publicou uma foto na qual aparece com o famoso “black face”, e todo o rosto, pescoço e mãos pintados de cor escura para dar vida à Ivonete.
Segundo o portal “Veja”, várias pessoas se revoltaram e fizeram questão de se posicionar contra a personagem: “E aí, Paulo Gustavo, como se sente perpetuando o racismo? Imagino que bem, né? Ganhando essa grana suja… Usando a cultura negra para fazer comédia”, e “Lamento, Paulo Gustavo, mas blackface é blackface, com ou sem explicações! É de mau gosto, como brincar com o holocausto” foram algumas das retaliações contra o humorista.
Ainda no domingo, Paulo se pronunciou sobre o caso: “No dia de hoje soubemos que 50 pessoas foram covardemente assassinadas em Orlando somente por suas condições sexuais. Nesse mesmo dia em que deveríamos estar todos de luto repensando nosso ódio, nossos preconceitos e nossos limites de compreensão, tem gente que veio me atacar por representar uma mulher negra”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E completou: “Eu nunca fui atacado por representar um playboy machista mesmo sendo gay. Também não se incomodaram por eu fazer um nerd, uma mulher feia, uma vagaba, uma mãe de família ou um anjo… Nunca me atacaram por representar a Senhora dos Absurdos – uma mulher que se orgulha ridiculamente de ser branca, rica e hétero. Mas a Ivonete – que se orgulha de ser brasileira mesmo sendo crítica ao Brasil, que é pobre, mas não se sente moralmente inferior a ninguém, que gosta de ser mulher e, sobretudo, tem autoestima, amor próprio e orgulho de ser como é – me rendeu injustas críticas.”
Para finalizar seus argumentos, Paulo concluiu: “Eu conheci muitas Ivonetes na minha vida e tenho orgulho dessas mulheres. Ao contrário de outras personagens que eu uso para ridicularizar o tipo que elas representam, a Ivonete existe pra ridicularizar quem a ridiculariza, porque eu quero rir de gente que não gosta das Ivonetes. Porque eu amo a Ivonete. Ela é negra, nasceu negra e eu tenho o mesmo respeito por ela que eu tenho por todas as pessoas”.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Após décadas, Magdalena Bonfiglioli fala de Ratinho e expõe tudo que sente: “A ditadura do camarim”
● Lembra dele? Eterno Kokimoto de Carrossel está irreconhecível e trabalhando com profissão comum aos 20 anos
● Chris Flores vive relação discreta com artista há anos e fotos entregam identidade de grande amor
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE