GRAVE!

Substância fatal e pedaços de vidro: Anvisa proíbe 3 marcas de café, farinha e chocolate e arranca dos mercados

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Vidro e risco fatal- A proibição da ANVISA contra marca popular (Foto- Reprodução - Freepick, Montagem - TV foco)

Anvisa pega brasileiros de surpresa ao proibir 3 amados produtos por apresentarem grandes riscos a população

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) emitiu uma proibição surpreendente, afetando diretamente consumidores e varejistas em todo o país. Três marcas renomadas de café, farinha e chocolate foram abruptamente retiradas das prateleiras dos supermercados após a descoberta de substâncias potencialmente fatais e pequenos fragmentos de vidro nos produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A medida, que visa proteger a saúde pública, levanta questões sobre a segurança alimentar e os processos de controle de qualidade no Brasil.

Anvisa fiscaliza todos os produtos que entram no país (Reprodução: Anvisa/Divulgação)

Quase todos os brasileiros apreciam um café após as refeições principais, um pão ou salgado pela manhã feito com farinha, e, claro, o chocolate também é amplamente consumido. No entanto, em 2023, essas marcas foram obrigadas a sair do mercado devido a regulamentações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do site “vigilanciasanitariasc.com”, em 29 de março de 2023, a Anvisa determinou a retirada de um lote do Café Moído e Torrado da marca Café da Terra, após a descoberta de fragmentos que representavam um sério risco à saúde dos consumidores, conforme análise do Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels.

Café (Foto: TV Foco)

A Café da Terra não emitiu nenhum comunicado sobre o incidente, e a proibição afetou apenas o lote específico, deixando os demais produtos da marca disponíveis sem restrições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Chocolate

A Anvisa publicou a Resolução-RE Nº 3.429 em 8 de setembro de 2023, interditando preventivamente o lote nº 210323 do Chocolate em Pó Solúvel 70% Cacau da marca Guimarães, fabricado pela Guimarães Brasil Indústria e Alimentos LTDA, devido a um resultado insatisfatório no teste de cádmio realizado pelo Instituto Adolfo Lutz.

O chocolate em pó 70% cacau da marca Guimarães foi retirado dos mercados (Reprodução: Internet)

O cádmio é uma substância tóxica que pode causar câncer e afetar órgãos como fígado e rins.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora tenha sido um incidente isolado, a empresa já retomou a comercialização do produto, que está disponível novamente no Google Shopping, enquanto seus outros produtos permanecem à venda sem restrições.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Guimarães Brasil Indústria e Alimentos LTDA não emitiu declaração pública sobre o ocorrido até o momento.

Farinhas

Uma marca de farinha também foi alvo das medidas da Anvisa neste ano.

Conforme relatos datados de 5 de janeiro do site “vigilanciasanitariasc.com”, a Farinha Panko da marca Alfa Alimentos teve um lote com data de validade até 25/11/2024 suspenso devido à contaminação durante um período de reformas na fábrica, que expôs os produtos a riscos químicos e físicos.

Farinha Panko da Alfa acabou tendo lote proibido (Reprodução: Internet)

A Alfa Alimentos não se pronunciou sobre o incidente, mas outros lotes continuaram sendo comercializados normalmente.

Como fazer uma denúncia para a Anvisa?

Para fazer uma denúncia à Anvisa, acesse o site oficial da agência e utilize o sistema de denúncia, ou ligue para o número 0800-642-9782.

Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu

Sair da versão mobile