A universidade vive uma situação delicada em um processo que vem se arrastando na Justiça
Centenas de faculdades estão espalhadas pelo Brasil e são responsáveis pela formação de muitos profissionais de diversas áreas. E por falar nelas, desta vez falaremos de uma gigante do setor que está quebrando com pedido de falência e rombo milionário no Banco do Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da Candido Mendes, uma das mais populares do Brasil e com mais de 100 anos de existência. A universidade é do Rio de Janeiro e, há algum tempo, vive uma situação delicadíssima, estando à beira da falência.
Segundo informações do jornal ‘O GLOBO’, o Ministério Público do RJ opinou pela conversão da recuperação judicial da Universidade Candido Mendes em falência, por conta da faculdade não ter chegado em um acordo para pagar os credores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para quem não sabe, o processo está em tramitação na 5ª Vara Empresarial do Rio. Por meio de um comunicado, a Ucam-RJ disse que o Ministério Público do RJ “se precipitou na manifestação de opinar pela falência e não respeitou o contraditório”.
Existe uma negociação para que a universidade ser vendida e, dessa forma, salvar os empregos de professores e funcionários da tradicional instituição. Inclusive, os funcionários pedem uma solução jurídica para salvação da instituição e dos empregos. Confira o comunicado a seguir:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
RECURSO DO BANCO DO BRASIL
Além disso, é importante dizer que a 5ª Vara Empresarial do Rio rejeitou o recurso do Banco do Brasil que ia contra a decisão que permitiu a Universidade Cândido Mendes a fazer uso de metade dos R$ 25 milhões arrecadados com o leilão de seu prédio da Praça Pio X, no Centro Histórico da cidade, ainda segundo O Globo.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência e venda colossal: O fim de emissora de rádio n°1, rival da Mix, após 33 anos de história
● R$ 1,2bi e falência devastadora: Varejista tão popular quanto Magalu tem portas fechadas após 89 anos
● Demissão em massa e dívidas: Falência de supermercado rival n°1 do Assaí após não resistir a crise
Para quem não sabe, o edifício, de 8.000m², de frente para a Igreja da Candelária, foi arrematado pelo Sesc, em janeiro deste ano. O fundamento da decisão se trata do fato de que a medida contribuirá para o êxito da recuperação judicial, já que os recursos devem ser destinados ao pagamento dos funcionários.
PEDIDO DE FALÊNCIA
Além disso, o jornal O GLOBO também informou no último dia (23/05) que, foi negado mais um pedido apresentado por credores de transformação da recuperação judicial em falência. Vale dizer que a próxima assembleia geral de credores da Cândido Mendes deve ocorrer no próximo dia (05) de junho, onde será votado o 4º aditivo ao plano apresentado pela universidade.
A faculdade está em um longo processo de recuperação judicial, lutando para sobreviver. Até o momento desta matéria, maiores informações sobre o caso não foram encontrados, mas, o espaço segue em aberto para esclarecimentos.
Que faculdade fazer?
Segundo o portal Gran Cursos Online, os cursos mais procurados são:
- Direito.
- Psicologia.
- Enfermagem.
- Administração.
- Medicina.