Pizzaria, vista como uma das mais tradicionais e mais amadas no território nacional, entrou com pedido de falência em país após fracassar e situação chocou consumidores
A pizza, de longe, é um dos pratos mais democráticos no Brasil. Ela que desembarcou por aqui ainda no inicio do século XIX por meio de imigrantes italianos, é uma das maiores preferências nacionais na hora de escolher o que pedir ou o que comer por delivery.
Apenas a nível de conhecimento, de acordo com o portal Brasil Escola, a primeira pizzaria do Brasil foi montada pelo pizzaiolo italiano Carmino Corvino. Em 1910, o chef abriu a Cantina Santa Genoveva, no bairro paulistano conhecido como Brás.
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Desde então, muitas pizzarias foram surgindo em nosso território nacional, inclusive algumas linhas importadas como a famigerada Pizza Hut e a amada e tradicional Domino’s.
Deu certo aqui, mas na Itália …
Falando em Domino’s, apesar de ser vista como uma das mais queridinhas entre os brasileiros, em outros países ela não teve tanto sucesso assim.
De acordo com o portal CNN, ainda em abril do ano de 2022, a EPizza SpA, operadora de franquias da marca Domino’s na Itália, entrou com pedido de falência depois de ter lutado para fazer vendas suficientes durante 2 anos de restrições à pandemia, conforme exposto por um documento apresentado em um tribunal de Milão.
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Com isso, a empresa passou a fechar todas as suas lojas Domino’s, no dia 20 de julho daquele mesmo ano, de acordo com um relatório da Food Service, uma publicação italiana da indústria de alimentos.
Embora alguns possam atribuir o fracasso da Domino à sua tentativa descarada de se infiltrar na pátria da pizza com comida americana, a EPizza alegou na época que faliu por causa da concorrência de aplicativos de entrega de comida
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A empresa com sede em Milão enfrentou “concorrência sem precedentes” de restaurantes locais que começaram a usar serviços como Glovo, Just Eat e Deliveroo em meio o período citado da pandemia, segundo o processo judicial.
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A Domino’s disse em um documento, anexado ao processo judicial, que os problemas da ePizza no ano de 2021 foram resultados de um “nível significativamente aumentado de concorrência no mercado de entrega de alimentos com redes organizadas e restaurantes ‘mamãe e pop’ entregando comida para sobreviver”.
A empresa também alegou que enfrentou problemas quando as restrições da pandemia foram amenizadas e os consumidores começaram a visitar restaurantes sentados novamente.
O tribunal de Milão concedeu à empresa um período de carência de 90 dias, durante o qual seus credores não podiam exigir o reembolso ou tomar seus ativos, cujo qual expirou no início de julho de 2022.
Ainda tinha esperanças
A Domino’s tinha grandes esperanças quando entrou no mercado italiano em 2015, assinando um contrato de franquia de 10 anos com a ePizza. A empresa planejava introduzir um serviço de entrega de pizza em grande escala no país, que estava ausente na época, disse o processo judicial.
No início de 2020, a ePizza administrava 23 lojas na Itália e mais seis por meio de um parceiro de subfranquia, mas infelizmente, diante do seu fracasso o adeus foi inevitável.
Ainda de acordo com a CNN, na época, nem a Domino’s nem a ePizza se manifestaram de imediato. Segundo o portal Público PT, enquanto a notícia sobre o encerramento se espalhava pelas redes e midias dos Estados Unidos, a rede foi atingida por algumas críticas.
Isso porque a Domino’s esperava abrir até 800 lojas em um território onde a pizza é muito reverenciada. Só para ter noção, na Itália existe uma organização dedicada a proteger a pizza de estilo tradicional napolitano, que já ganhou o seu lugar na lista de património imaterial da UNESCO.
Na época, o até então CEO da Domino’s Pizza, Richard Ellison, que atuava como presidente de operações internacionais, já havia reconhecido a dificuldade de entrar no mercado italiano.
No final de 2020, a empresa tinha cerca de 10,6 milhões de euros em dívidas, de acordo com relatório anual de auditoria, fazendo com que o seu adeus tenha sido ainda mais devastador.
Vale destacar que ao procurar manifestações póstumas ao ocorrido, as mesmas ainda não foram identificadas, lembrando que o espaço permanece em aberto caso algum representante da marca no Brasil queira comentar o fato.
- Importância da Domino’s: Criada em 1960 nos Estados Unidos, a Domino’s é considerada pioneira no modelo delivery. Com o intuito de se diferenciar da concorrência, Tom Stephen Monaghan, até então único dono após a saída do seu irmão James, criou um método de entrega na casa dos clientes com a promessa de a pizza chegar quente e crocante
A Domino’s ainda existe em outros países?
É bom deixar claro que, apesar do caso mencionado acima, a Domino’s ainda está presente hoje em 85 países, com mais de 16 mil lojas, incluindo no Brasil, aonde a mesma desembarcou no ano de 1993, tendo a inauguração da sua primeira loja feita no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro.
De acordo com informações de um artigo do Blog Koi, aqui no Brasil, marca é considerada líder em número de loja. No mesmo ano de 2022, ela somou mais de 300 lojas espalhadas pelo país.