Pedido de falência e vendida por mixaria: Operadora, tão popular quanto a Vivo, dá adeus após se afundar em país

Uma das mais poderosas redes do setor de telecomunicações, tão popular quanto uma Vivo, entrou com pedido de falência após se afundar em país
4 min de leitura
Grande operadora entra com pedido de falência e vende ativos por mixaria em país (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

Grande operadora entra com pedido de falência e vende ativos por mixaria em país (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Lennita)

E uma das marcas mais poderosas do setor de telecomunicações, tão popular quanto uma Vivo no Brasil, entrou com o pedido de falência voluntária no Peru.

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Ou seja, esse processo ocorre quando a própria empresa alega não ter condições de continuar.

Trata-se da Telefónica del Perú, a qual ganhou notoriedade ao longo dos anos no país latino americano.

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Além disso, ela vendeu o negócio por menos de US$ 1 milhão, considerada uma verdadeira pechincha no mundo dos negócios e uma mixaria para o bolso da detentora.

A transação, realizada em 13 de abril de 2025, envolveu a venda completa da unidade para a Integra Tec International, sinalizando uma reestruturação drástica da companhia em território latino-americano.

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A Telefónica Peru agora tem um novo dono e é a Integra Tec (Foto: Reprodução/ El Popular | Nicole Gonzales)

Sendo assim, a partir de informações do portal Convergência Digital, a equipe especializada em economia do TV Foco lista abaixo as razões por trás desse adeus e o que esperar daqui para frente.

Afundada em crise

Desde fevereiro de 2025, a Telefónica del Perú entrou com pedido de falência voluntária no Indecopi, o órgão de defesa da concorrência e da propriedade intelectual do Peru.

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A companhia justificou a medida com base em disputas fiscais antigas e decisões regulatórias desfavoráveis que, segundo a empresa, tornaram sua operação local “competitivamente inviável”.

A fim de manter a operação funcionando enquanto negociava uma saída, a Telefónica Hispanoamérica concedeu um empréstimo emergencial à subsidiária peruana.

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Telefónica Hispanoamérica (Foto Reprodução/Internet)

Mesmo assim, a busca por compradores não era nova. De acordo com a Bloomberg, a empresa já havia tentado vender a unidade anteriormente, sem sucesso.

Venda por “mixaria”

Conforme mencionamos, no último domingo, 13 de abril, a Telefónica fechou a venda da Telefónica del Perú por PEN 3,7 milhões (cerca de US$ 991.768) com a Integra Tec International:

A venda da Telefónica Peru foi considerada simbólica, uma vez que os valores da transação foram bem abaixo do que seria em outras circunstâncias (Foto Reprodução/Internet)

Novo comando e promessa de reestruturação

A Integra Tec, holding argentina especializada em reestruturação de empresas em dificuldade, anunciou Germán Ranftl como o novo presidente da Telefónica del Perú.

Elena Maestre continuará à frente da equipe executiva local.

Em nota, a Telefónica Hispanoamérica destacou que a compradora traz “ampla experiência” nos setores de:

Onde mais a Telefónica vendeu suas operações?

A operação no Peru não é um caso isolado. A Telefónica já vendeu sua unidade na Argentina, mas o negócio ainda enfrenta trâmites na Justiça.

Rumores do setor apontam que as próximas a entrarem no mapa de venda são as operações no México e na Colômbia.

Essa movimentação acontece sob o comando de Marc Murtra, novo CEO da Telefónica, que busca focar em mercados considerados estratégicos e rentáveis, especialmente na Europa.

Conclusão:

A venda da operação peruana por um valor quase simbólico evidencia o colapso da estratégia da Telefónica na América Latina.

O ambiente regulatório instável e as dívidas acumuladas inviabilizaram a continuidade da operação.

Por fim, o processo de reestruturação pode virar um modelo para outras unidades deficitárias da companhia.

Mas, para conhecer mais histórias e bastidores como esta, clique aqui*.

Autor(a):

Lennita Lee é jornalista com formação em Moda pela Universidade Anhembi Morumbi e experiência em reportagens sobre economia e programas sociais. Com olhar atento e escrita precisa, atua na produção de conteúdo informativo sobre os principais acontecimentos do cenário econômico e os impactos de benefícios governamentais na vida dos brasileiros. Apaixonada por dramaturgia e bastidores da televisão, Lennita acompanha de perto as movimentações nas principais emissoras do país, além de grandes produções latino-americanas e internacionais. A arte, em suas múltiplas expressões, sempre foi sua principal fonte de inspiração e motivação profissional.

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