Uma das mais poderosas redes do setor de telecomunicações, tão popular quanto uma Vivo, entrou com pedido de falência após crise
E uma das marcas mais poderosas do setor de telecomunicações, tão popular quanto uma Vivo no Brasil, entrou com o pedido de falência voluntária no Peru.
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Ou seja, esse processo ocorre quando a própria empresa alega não ter condições de continuar.
Trata-se da Telefónica del Perú, a qual ganhou notoriedade ao longo dos anos no país latino americano.
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Além disso, ela vendeu o negócio por menos de US$ 1 milhão, considerada uma verdadeira pechincha no mundo dos negócios e uma mixaria para o bolso da detentora.
A transação, realizada em 13 de abril de 2025, envolveu a venda completa da unidade para a Integra Tec International, sinalizando uma reestruturação drástica da companhia em território latino-americano.
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Sendo assim, a partir de informações do portal Convergência Digital, a equipe especializada em economia do TV Foco lista abaixo as razões por trás desse adeus e o que esperar daqui para frente.
Afundada em crise
Desde fevereiro de 2025, a Telefónica del Perú entrou com pedido de falência voluntária no Indecopi, o órgão de defesa da concorrência e da propriedade intelectual do Peru.
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A companhia justificou a medida com base em disputas fiscais antigas e decisões regulatórias desfavoráveis que, segundo a empresa, tornaram sua operação local “competitivamente inviável”.
A fim de manter a operação funcionando enquanto negociava uma saída, a Telefónica Hispanoamérica concedeu um empréstimo emergencial à subsidiária peruana.
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Mesmo assim, a busca por compradores não era nova. De acordo com a Bloomberg, a empresa já havia tentado vender a unidade anteriormente, sem sucesso.
Venda por “mixaria”
Conforme mencionamos, no último domingo, 13 de abril, a Telefónica fechou a venda da Telefónica del Perú por PEN 3,7 milhões (cerca de US$ 991.768) com a Integra Tec International:
- O acordo cobriu 100% da participação da Telefónica no negócio, incluindo um empréstimo adicional concedido à operação como parte do processo de falência.
- No entanto, o valor é considerado bem abaixo do que ela valeria em termos tradicionais.
- A operação atende a mais de 13 milhões de clientes e, além disso, conta com uma linha de crédito de PEN 1,5 bilhão, obtida durante o trâmite do processo falimentar.
- Como parte do acordo, também houve transferência indireta do controle sobre as ações da operadora rural Internet para Todos.
Novo comando e promessa de reestruturação
A Integra Tec, holding argentina especializada em reestruturação de empresas em dificuldade, anunciou Germán Ranftl como o novo presidente da Telefónica del Perú.
Elena Maestre continuará à frente da equipe executiva local.
Em nota, a Telefónica Hispanoamérica destacou que a compradora traz “ampla experiência” nos setores de:
- Telecomunicações;
- Mídia;
- Energia;
- Recuperação de ativos problemáticos na América Latina.
Onde mais a Telefónica vendeu suas operações?
A operação no Peru não é um caso isolado. A Telefónica já vendeu sua unidade na Argentina, mas o negócio ainda enfrenta trâmites na Justiça.
Rumores do setor apontam que as próximas a entrarem no mapa de venda são as operações no México e na Colômbia.
Essa movimentação acontece sob o comando de Marc Murtra, novo CEO da Telefónica, que busca focar em mercados considerados estratégicos e rentáveis, especialmente na Europa.
Conclusão:
A venda da operação peruana por um valor quase simbólico evidencia o colapso da estratégia da Telefónica na América Latina.
O ambiente regulatório instável e as dívidas acumuladas inviabilizaram a continuidade da operação.
Por fim, o processo de reestruturação pode virar um modelo para outras unidades deficitárias da companhia.
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