TUDO FECHANDO

COLAPSO DA ECONOMIA: Pedidos de falência explodem no país

16/04/2023 às 20h30

Por: Larisse Oliveira
Imagem PreCarregada
Algumas empresas entram com pedido de falência no país e público se desespera (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Empresas estão declarando falência e preocupando a economia

Você deve ter notado as inúmeras notícias de empresas falindo nos últimos tempos, não é verdade? Pois é, desde o choque com o pedido de recuperação judicial das Lojas Americanas, outras empresas também andaram anunciando o fechamento de suas portas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pois bem, de fato os números requerimentos de falência em relação ao mesmo período do ano passado subiu em mais de 40%. O primeiro semestre de 2023 foi marcado por muitas empresas declarando falência e isso se aplicou a grandes empresas.

Em números, até agora ocorreu cerca de 97 pedidos de falência. Segundo os dados do Serasa Experian., desses, 60 era de Micro e Pequenas empresas. 19 foram médias e 18 grandes empresas. Por conta disso, muitos se perguntam sobre o que estaria acontecendo na economia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As Lojas Americanas é uma das empresas que  estão em processo de falência (Foto Reprodução/Internet)

As Lojas Americanas é uma das empresas que estão em processo de falência (Foto Reprodução/Internet)

Bom, não podemos apontar um colapso de fato e sim um período de adaptações. Essas empresas que faliram agora, estavam com problemas nos meses anteriores, então, espera-se que as coisas melhores com os novos incentivos do Governo. Acredita-se que os pedidos de criações de novos negócios superem o de falência ainda mais.

Quem mais anunciou fechamento?

Uma notícia na última semana deixou o público chocado. A tradicional loja das Casas Bahia que ficava localizada na Praça Ramos de Azevedo, no centro da capital paulista, onde no passado funcionou o icônico Mappin, simplesmente fechou as portas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Loja da Casas Bahia onde funcionou o Mappin fechou as portas em São Paulo (Foto Reprodução/Estadão)

Loja da Casas Bahia,onde funcionou o Mappin, fechou as portas em São Paulo (Foto Reprodução/Estadão)

Ela estava ali por quase 20 anos e a notícia pegou muitos clientes de surpresa. O presidente do Sindicato dos Comerciários de São Paulo e da União Geral dos Trabalhadores (UGT), Ricardo Patah, ficou horrorizado quando soube do fechamento da loja.

“Quando vi o fechamento de uma loja emblemática da Casas Bahia, fiquei preocupado: pode ser sinal de que alguma coisa esteja acontecendo”, disse ele fazendo referência a crise que o varejo está enfrentando desde janeiro desse ano. Vale lembrar, que esse ano até as Lojas Americanas pediram recuperação judicial.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

falência

Eu sou Larisse Oliveira, sou graduanda em Engenharia Ambiental, pelo Instituto Federal do Ceará. Escrevo sobre o mundo dos famosos desde 2019 e amo cobrir o mundo da televisão, em especial programas de TV. Faço matérias aos finais de semana e atualizo o público sobre tudo que está rolando na TV e nas redes sociais dos queridinhos do momento. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.