BOMBA!

Contaminação com pelo de rato e interdição de venda: A proibição da Anvisa contra dois molhos de tomate

30/07/2024 às 17h21

Por: Larissa Caixeta
Imagem PreCarregada
A proibição da Anvisa contra dois molhos de tomate (Foto: Reprodução/ Internet)

Confira nesta matéria tudo sobre a proibição da Anvisa contra duas marcas famosas de molhos de tomate, que tiveram as vendas interditadas devido à contaminação com pelo de rato

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) atua no Brasil garantindo a segurança, qualidade e eficácia de uma série de produtos e serviços consumidos no dia a dia dos brasileiros. Dessa vez, por exemplo, falaremos sobre uma autuação do órgão federal contra duas marcas muito famosas de molhos de tomate, que tiveram suas vendas interditadas devido à contaminação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale dizer que, o molho de tomate é um produto muito utilizado na nossa culinária. Sendo necessário para o preparo de inúmeros pratos, como lasanha, cachorro-quente, macarronada, pizza, entre muitos outros. Exatamente por conta disso, a notícia sobre a contaminação dessas marcas populares caiu como uma verdadeira bomba no colo das donas de casa.

De acordo com as informações divulgadas pelo portal ‘G1’, da Globo, a Anvisa proibiu a venda e distribuição em todo o país de dois lotes de extrato de tomate da Elefante e de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola após um laudo detectar pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela legislação vigente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações disponibilizadas na matéria do ‘G1’ dão conta de que a proibição aconteceu em julho de 2017 e a decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Na ocasião, as fabricantes tiveram que recolher os produtos do mercado. Vale lembrar que a decisão foi cumprida voluntariamente pelas empresas, assim que foram notificadas pela autarquia.

A resolução nº 1.997 da Anvisa proibiu a distribuição e venda:

  • do molho de tomate tradicional da marca Pomarola, lote 030903, válido até 31/08/2017; e
  • do extrato de tomate da marca Elefante, lote 032502, válido até 18/08/2017.

Vale dizer que, a Cargill Agrícola é a empresa responsável pela fabricação de ambos os produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pronunciamento da empresa e situação atual

Na época, a Cargill, responsável pelas marcas Pomarola e Elefante, informou que tomou conhecimento da determinação da Anvisa com relação aos lotes citados e adotou as medidas necessárias em decorrência de tal determinação. A seguir, confira um trecho da nota de esclarecimento publicada pela empresa.

A empresa reitera o compromisso com o cumprimento de todas as normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene. Assegura ainda que os produtos dos referidos lotes não oferecem qualquer risco à saúde de seus consumidores. A Cargill permanece à disposição para os esclarecimentos que se façam necessários”, informou.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É importante destacar que, a empresa cumpriu com todas as determinações impostas pela Anvisa e resolveu o problema retirando os lotes contaminados de circulação. Atualmente, ela opera normalmente, com a venda em todo o país, garantindo sempre a qualidade e segurança dos seus alimentos distribuídos aos consumidores.

Qual o papel da Anvisa?

A Anvisa tem por objetivo institucional promover a proteção da saúde da população, através do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à Vigilância Sanitária. Inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, assim como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.

Anvisa
Cargill
Elefante
molho de tomate
pelo de rato
Pomarola

Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.