A autarquia vinculado ao Ministério da Saúde cravou a proibição de duas marcas de molho de tomates que provavelmente você conheça
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é um dos órgãos reesposáveis pela prevenção de alimentos ou ambientes que ponham em risco a vida dos consumidores. E, dessa vez, a autarquia entrou em cena para proibir a venda no mercado de duas marcas de molho de tomates bastante popular.
Vale destacar que o molho vermelho esta presente diariamente na vida das pessoas, uma vez que seu consumo é bastante comum em refeições como: macarronada, pizza, lasanha e muito outros. E, devido a alta demanda pela sua procura, a Agência se preocupou em verificar como estaria acontecendo sua fabricação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Dessa forma, de acordo com informações do portal ‘G1’, o órgão proibiu a venda e distribuição de dois lotes de extrato de tomate da marca Elefante e de um lote de molho de tomate tradicional da marca Pomarola depois de ter sido detectado em processo de vistoria pelo de roedor acima do limite máximo de tolerância pela legislação.
Diante disso, a Anvisa proibiu a distribuição e venda dos seguintes produtos da Cargill Agrícola:
- molho de tomate tradicional da marca Pomarola, lote 030903, válido até 31/08/2017;
- extrato de tomate da marca Elefante, lote 032502, válido até 18/08/2017.
É importante frisar que a proibição dos produtos ocorreu em julho do ano de 2017. Na época, a fabricante responsável pelos molho de tomate recolheu toda a mercadoria contaminada da prateleiras dos mercados. Assim que notificada, a companhia agiu rapidamente de forma voluntária com as medidas estabelecidas pelo órgão vinculado ao Ministério da Saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pronunciamento da empresa
Conforme o portal ‘G1’, a Cargill comunicou na ocasião, que tomou conhecimento dos lotes contaminados e trabalhou em conformidade para que os erros não fossem repetidos, assim, prosseguiria atentos com a fabricação do produto.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Vômito e diarreia: Anvisa faz proibição contra 3 marcas de azeite, farinha e +1 do Assaí, Carrefour e mais
● Carnes em decomposição e chão sujo de sangue: ANVISA interdita açougue popular nº1 por nojeira
● Pode até matar: Renata Vasconcellos paralisa JN com proibição da Anvisa contra produto n°1 dos brasileiros
“A empresa reitera o compromisso com o cumprimento de todas as normas de segurança dos alimentos e padrões de higiene. Assegura ainda que os produtos dos referidos lotes não oferecem qualquer risco à saúde de seus consumidores. A Cargill permanece à disposição para os esclarecimentos que se façam necessários”, informou a companhia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Situação atual
A empresa cumpriu com as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, ao qual ambas as marcas (Elefante e Pomarola) apresentam regularidades e seus produtos seguem sendo comercializados no mercado normalmente presentemente.
O que a Anvisa fiscaliza?
Entre as ações de fiscalização, estão a apreensão, o recolhimento, a proibição e a suspensão de armazenamento, comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e/ou uso do produto ou serviço.