Anvisa retirou produto pertencente a uma marca queridinha de alimentos dos mercados e essa é a situação hoje (22)
Em agosto de 2013, a ANVISA (Agência Nacional da Vigilância Sanitária) autuou uma marca famosa alimentícia após a mesma apresentar sérios riscos à saúde humana.
Inclusive, vale mencionar que a mesma é conhecida como uma das mais queridinhas do mercado, além de ser uma potente referência do setor.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da gigante Heinz, marca norte americana que atua no mercado desde1869.
A marca, ao longo dos anos, acabou ganhando o mundo, principalmente o Brasil, a ponto de se tornar referência quando o assunto é molhos, conservas e condimentos.
Apesar de ter amplo portfólio a medida atingiu em cheio um lote de um dos seus maiores carros chefes, o clássico Tomato Ketchup.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A numeração atingida foi a 2k04. De acordo com o portal O Globo, a resolução foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 20 de agosto daquele ano.
Segundo a publicação da ANVISA, na época, foram encontrados pelos de roedores/ratos no lote citado, cuja data de validade ia até janeiro de 2014.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Investigação
Ainda de acordo com o portal O Globo, para chegar a essa conclusão proibitiva, a ANVISA considerou, entre outros documentos, o Laudo de Análise Fiscal emitido pelo Instituto Adolfo Lutz de Santo André, em São Paulo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O resultado do exame apresentou dado insatisfatório por detectar os fragmentos na amostra analisada.
Além disso, a agência considerou o comunicado do Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo, cujo qual suspendeu a comercialização no Estado.
Tal ação determinou a interdição das unidades de produtos em que foram encontrados os fragmentos.
O recolhimento foi executado pela empresa Coniexpress Sa Indústrias Alimentícias, responsável por importar o produto no país.
O Procon-SP também anunciou, naquele mesmo dia, que chegou a notificar a Heinz Brasil para que a mesma pudesse dar mais esclarecimentos sobre o recolhimento do Tomato Ketchup que teve a comercialização e recolhimento dos lotes: 2C30 e 2K04.
Os mesmos foram importados do México ainda em 2012 e suspensos pela Vigilância Sanitária paulista no dia 7 de agosto.
O Procon-SP destacou, à época, que o consumidor que possuísse a nota fiscal poderia trocar o produto, ou até mesmo ser reembolsado, com a devolução do valor pago, no local da compra.
Caso não tivesse mais a nota fiscal, o consumidor deveria entrar em contato com o fabricante.
Manifestação da Heinz
Em nota oficial, a Heinz Brasil informou à época que todos os produtos trazidos do México:
“São produzidos com a mais alta qualidade e com ingredientes naturais de acordo com as normas sanitárias de seus países de origem, bem como normas internacionais.”
De acordo com a empresa, os lotes 2C30 e 2K04 importados do México em 2012, já foram devidamente retirado de circulação no mercado.
A fabricante acrescentou ainda que: “A segurança alimentar é e sempre será uma prioridade.”
Qual a situação da Heinz hoje (04)?
Como mencionamos acima, a situação atingiu somente o lote especificado, sendo assim, é bom deixar CLARO que a situação JÁ FOI DEVIDAMENTE RESOLVIDA.
Fora isso, não há nada mais que desabone tanto a linha Tomato Ketchup como os demais produtos da Heinz.
Vale destacar que ela está entre as mais amadas dos supermercados.
De acordo com o portal Exame, em 2023 a marca investiu pesado em linhas premium, o que agradou bastante o público.
TODOS os seus produtos, incluindo o Ketchup, são facilmente encontrados nos principais mercados do país bem como por empresas de e-commerce.
Em suas redes sociais, a marca conta com 184 mil seguidores.