QUE HORROR

A ordem da ANVISA contra tempero nº1 e queridinho das donas de casa

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

ANVISA determinou proibição de tempero popular e mais amado entre as donas de casa após risco fatal (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Montagem/ANVISA/Canva)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ANVISA arranca tempero amado das donas de casa dos mercados após risco e falta de higiene na fabricação e marca pode estar agora mesmo em seu armário de cozinha

Os temperos possuem um papel extremamente importante na construção gastronômica e cultural do país e do mundo. Até porque, a magia de qualquer receita começa com eles, ainda mais quando envolvem pratos que carregam a identidade de uma determinada região.

Tanto é que, ao longo da história, as antigas civilizações promoveram grandes navegações em busca desses temperos e especiarias, cujos quais até hoje são itens essenciais em qualquer cozinha. Em quase todos os lugares, a pimenta do reino, cravo da índia e canela estão entre os mais indispensáveis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Obviamente que com os avanço atual da indústria alimentícia é bem mais simples acessar esses temperos nos supermercados, todos muito bem embalados, moídos e prontos para o uso de donas de casas, chefes de cozinha e amantes de culinária.

Porém, nem mesmo as marcas mais amadas estão imunes a receber uma notificação ou intervenção da ANVISA. Inclusive, em meados de março deste ano de 2024, a autarquia baixou uma proibição contra uma das marcas nº1 na lista de compras da maioria das donas de casa e mandou retirar de circulação.

Fragmentos estranhos …

Através da RESOLUÇÃO-RE Nº 900, publicada no dia 5 de março de 2024, a ANVISA proibiu a venda do lote 386-26 da canela em pó marca Kodilar, cuja responsabilidade é da empresa M.W.A.COMERCIO DE PRODUTOS ALIMENTICIOS LTDA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tal medida foi motivada após a autarquia identificar índices insatisfatórios quanto ao ensaio de pesquisa de matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana como pelos de roedores e as falhas de boas práticas, além de conter fragmentos de insetos no mesmo lote mencionado.

Apesar desses tipos de “presenças estranhas” possuem uma tolerância para a ANVISA, como podem ver por meio desse link*, em quantidades excessivas podem trazer uma série de complicações ao organismo, como graves infecções no organismo.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fora isso, os roedores como ratos podem carregar várias doenças e bactérias em seus pelos, fezes e urina, o que acaba tendo o risco de contaminar esses mesmos alimentos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Manifestações e situação atual da empresa

Vale destacar que os lotes foram devidamente retirados de circulação. Ao procurar por manifestações ou notas oficiais, as mesmas não foram encontradas, lembrando que o espaço permanece aberto para que a mesma possa expor a sua versão dos fatos.

Fora isso, os demais lotes do produto bem como suas demais linhas continuam sendo comercializadas normalmente. A nível de curiosidade, a marca tem uma linha que carrega a assinatura do famoso Chef Edu Guedes, como podem ver na imagem abaixo:

Tempero Kodilar com a assinatura Edu Guedes (Foto Reprodução/Google Shopping)

Qual a importância da Kodilar?

A Kodilar é uma empresa alimentícia tradicional, que desde 1984 busca oferecer, por meio de seus produtos, qualidade e bem-estar de seus consumidores.

No total, a empresa tem cerca de 200 representantes e 10 distribuidores Kodilar pelo Brasil. Fora isso ela conta com mais de 600 itens em produção e vários produtos em desenvolvimento. Esses itens são divididos em cinco linhas:

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile