ANVISA baixa o facão e retira de circulação nos mercados uma das marcas nº1 em temperos e condimentos das donas de casa, após encontrar fragmentos de plástico e pelos de ratos
Na rotina das donas de casa, ainda mais as que cozinham, muitos produtos se tornam essenciais devido à sua qualidade e praticidade.
Um ponto de destaque são os famigerados temperos, que além de agregar sabor traz mais aroma aos pratos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, alguns desses produtos acabam enfrentando problemas regulatórios devido a questões sanitárias e de qualidade.
Falando nisso, um boletim da ANVISA, autarquia responsável por monitorar e intervir sempre que necessário, apontou uma marca considerada nº1 no setor de temperos.
Sendo assim, a partir de informações contidas nesse mesmo boletim, a equipe especializada em fiscalização do TV Foco, traz mais detalhes do ocorrido, bem como sua situação atual.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Presença de plástico e pelos de ratos:
No dia 23 de abril de 2024, a ANVISA, por meio da RESOLUÇÃO-RE Nº 1.550, publicada no Diário Oficial da União, suspendeu a comercialização do produto Canela Moída Bretas, produzido pela GSA Gama Sucos e Alimentos.
O Laudo de Análise Fiscal Definitivo nº 639.1P.0/2023 detectou 7 fragmentos de pelos de ratos/roedores e encontrou 140 fragmentos de fios plásticos.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A presença dessas matérias estranhas macroscópicas e microscópicas é considerada uma ameaça à saúde dos consumidores, podendo causar infecções e outros problemas. Veja abaixo alguns desses riscos:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Riscos dos pelos de ratos/roedores:
Transmissão de doenças: Os roedores são vetores de inúmeras doenças, como:
- Leptospirose: causada por bactérias presentes na urina de ratos.
- Salmonelose: transmitida por contato com fezes de roedores.
- Toxoplasmose e outras infecções bacterianas.
Reações alérgicas: Pelos de ratos podem provocar alergias em indivíduos sensíveis, desencadeando coceiras, erupções cutâneas ou problemas respiratórios.
Contaminação cruzada: Fragmentos de pelos podem ser um indicativo de más condições de armazenamento ou produção, expondo o alimento a outros agentes contaminantes, como fungos e bactérias.
Riscos dos fragmentos de plástico:
Lesões no trato gastrointestinal: Fragmentos de plástico podem causar cortes, perfurações ou obstruções no sistema digestivo.
Toxicidade química: Plásticos podem liberar substâncias químicas tóxicas (como bisfenol A e ftalatos), que têm potencial para causar:
- Alterações hormonais.
- Efeitos carcinogênicos (câncer) a longo prazo.
- Disfunções metabólicas.
Riscos de asfixia: Fragmentos maiores podem ser engolidos acidentalmente, causando engasgos ou sufocamento, especialmente em crianças.
Situação da empresa atualmente:
Ao procurar o produto no mercado o mesmo ainda se encontra indisponível, até mesmo no site oficial da fabricante.
Até o momento, a empresa GSA Gama Sucos e Alimentos não emitiu um comunicado oficial sobre o ocorrido.
Ressalta-se que o espaço permanece aberto para a empresa apresentar sua versão dos fatos.
Como escolher temperos de forma segura?
Diante de todos esses riscos, é fundamental que antes de consumir temperos e outros alimentos se adote as seguintes práticas:
- Leia o rótulo: Primeiramente, confira informações sobre fabricação, validade e dados da empresa produtora.
- Observe o lacre: Em seguida, certifique-se de que o produto não foi violado antes da compra.
- Atenção à procedência: Opte por marcas que possuem certificações e histórico positivo no mercado.
- Avalie a aparência: Além disso, note cor, textura e ausência de resíduos ou matérias estranhas no produto.
- Verifique órgãos reguladores: Por fim, consulte informações de recall e alertas da ANVISA para evitar produtos em situação irregular.
Seguindo essas medidas, é possível garantir maior segurança alimentar para você e sua família. Mas, para mais dicas de segurança da autarquia, clique aqui*.
Considerações finais:
Anvisa proibiu a venda da Canela Moída Bretas após a descoberta de pelos de rato e fragmentos de plástico em seus produtos.
Essa medida foi tomada em virtude dos riscos à saúde dos consumidores, como infecções, reações alérgicas e problemas gastrointestinais.
A empresa ainda não se manifestou oficialmente sobre o caso, e a canela continua indisponível no mercado.