6 passos

Pensão por morte do INSS: 6 passos simples para conquistar este benefício 10x mais rápido

24/09/2024 às 10h53

Por: Rafael Silva
Imagem PreCarregada
INSS - Foto Reprodução Internet

Surpreenda-se com 6 passos simples para conquistar o benefício do INSS de vez, por meio da pensão por morte

Os beneficiários do INSS, o serviço responsável pelo pagamento mensal de valores previdenciários como a aposentadoria e outros serviços, poderão contar com uma grande notícia este mês. Desse modo, a novidade é algo que promete fazer a alegria de milhões que sonham em se aposentar este ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As informações são do site “istoedinheiro.com”, o qual informou na última segunda-feira (23), que os herdeiros de pessoas que contribuem para o INSS têm direito a receber a pensão por morte em caso de falecimento da pessoa.

Conforme foi informado, o valor é pago aos dependentes do segurado empregado, empregado doméstico, trabalhador avulso, contribuinte individual ou contribuinte facultativo. Entretanto, vale apenas em caso de falecimento, ou da sua morte presumida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, é preciso saber quem tem direito ao benefício. Assim, os dependentes estão aptos a receber o valor, sendo eles:

  • 1ª classe – o cônjuge, a companheira ou o companheiro e o filho não emancipado, de qualquer condição, menor de 21 anos ou filho inválido ou que tenha deficiência intelectual, mental ou grave
  • 2ª classe – os pais;
  • 3ª classe – o irmão não emancipado menor de 21 anos ou irmão inválido ou que tenha deficiência intelectual, mental ou grave.

Passo a passo

Além disso, há uma série de documentos necessários para comprovar o tempo de contribuição. Dessa forma, por meio de 6 passos simples, você deve ter em mãos os seguintes dados:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • Documento que comprova a representação legal, CPF e documento de identificação do representante;
  • Procuração (modelo);
  • Termo de responsabilidade;
  • Documentos pessoais dos dependentes e do segurado falecido, bem como a certidão de óbito;
  • Documentos referentes às relações previdenciárias do segurado falecido;
  • Documentos que garantam a qualidade de dependente.

Além disso, a pensão por morte também pode ser acumulada com outro regime de previdência. Sendo assim, você conseguirá garantir o benefício de forma 10 vezes mais rápida.

Por fim, essa novidade se mostra um grande presente do INSS, sendo algo que assegura o pagamento a todos os seus clientes, de forma prática e eficaz.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como consultar o benefício do serviço previdenciário?

Segundo informações do site oficial da Caixa, a consulta pode ser realizada pela central de atendimento da CAIXA, 111, ou 0800 726 0207. No Aplicativo CAIXA Trabalhador é possível verificar a situação da parcela, a data da última prova dede vida realizada e o calendário de pagamentos ao beneficiário.

Alerta INSS

Autor(a):

Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.