INSS preparou uma excelente notícia para os pensionistas
O segurado falecido, que possuía 18 meses de contribuição ou mais na data do seu óbito, assim como o dependente e o finado que tinham, pelo menos, 2 anos de casamento ou de união estável na hora da morte do segurado, tem direito em um momento de muita dor, ao benefício de Pensão por morte. Sendo assim, os pensionistas fazem a fila do INSS crescer.
Isso porque fatalidades acontecem o tempo todo e com isso a fila do órgão público já chegou a 1.794.449 requerimentos em análise somente no último mês. Desse total, 596.699 pessoas aguardavam perícias médicas e 1.197.750, análise administrativa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
SAIBA MAIS! Vitória: A notícia EXCELENTE do Banco do Brasil para aposentados e pensionistas do INSS
Os números estão disponíveis no Portal da Transparência Previdenciária, lançado nesta quinta-feira (6). Segundo o atual ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, com o novo programa e o trabalho dos profissionais do Instituto Nacional do Seguro Social, a previsão é diminuir em até 45 dias o prazo de análise dos pedidos até o final de 2023.
O intuito do novo projeto, de acordo com o ministério, é apresentar os dados do INSS e da perícia médica federal, para que os beneficiários acompanhem o resultado do trabalho da pasta para antecipar a análise de benefícios e reduzir filas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“A meta é chegar em dezembro a 45 dias e estamos trabalhando fortemente em parcerias com a Dataprev e outros ministérios para ampliar a automação, evitando assim o retrabalho na análise de documentos e, consequentemente, acelerando a análise dos pedidos de benefício. Em 2024 veremos um novo INSS a serviço da população”, declarou o ministro em entrevista coletiva, ao lado do novo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.
Outra medida importante que vai contribuir com a redução do estoque dos pedidos em análise é a volta do bônus de produtividade. Dessa forma, a gratificação poderá ser recebida por servidores que ampliarem sua produção diária.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Redução da carga horária: Nova lei trabalhista anunciada arma apenas 4 dias úteis de trabalho aos CLTs
● Anvisa faz proibição contra 2 marcas populares de tapioca e +1 de sal e retira de mercados após descoberta
● Adeus, 2024: Anúncio traz revelação sobre o calendário do 13º salário do INSS para 2025 aos idosos 60+
PENSIONISTAS PODEM COMEMORAR?
As informações foram divulgadas pela jornalista Patrícia Lajes no Jornal da Record. A notícia é vista como grande vitória, deixando os pensionistas em êxtase, pois é um benefício adquirido, desde que se enquadrem nas regras.
Portanto, a demora na concessão desse tipo de benefício deixavam os segurados angustiados. Por ser um benefício por morte, muitos dos segurados ficaram sem o amparo do provedor da casa e a demora na complementação ou até mesmo na renda principal, sempre causou muito transtorno.
Com a nova promessa, os pensionistas podem comemorar a vontade, pois a análise ficará pelo prazo de até 45 dias, sendo um grande avanço do que vinha sendo feito nos últimos anos.