Perda irreparável de grande estrela da música é confirmada por Jornal da Globo
Jornal da Globo confirma perda irreparável de grande estrela da música nesta última terça-feira (23). A informação foi divulgada em um comunicado enviado à imprensa internacional por meio da agência de Farian.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Trata-se de Frank Farian, considerado um dos produtores de maior sucesso da música pop no século 20, que morreu aos 82 anos. “Ele morreu em Miami, nos Estados Unidos”, segundo a nota. Em 2022, o produtor revelou que havia sofrido um ataque cardíaco.
O artista nasceu na Alemanha em 1941 e começou a carreira artística como cantor. Ainda na década de 1970, ele seguiu como produtor e trabalhou com nomes gigantes como Meat Loaf e Stevie Wonder. Em 1976, ele surgiu com a ideia de formar um grupo de disco music e, então, criou o Boney M. A banda foi um sucesso com hits como “Daddy Cool”, “Rasputin” e “Mary’s Boy Child”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Farian também foi o responsável por criar a dupla Milli Vanilli, formada pelo francês Fabrice “Fab” Morvan e o germânico-americano Robert “Rob” Pilatus em 1988. O duo ficaria marcado anos depois, quando o produtor admitiu que as vozes nos discos não eram dos cantores.
Qual polêmica Frank Farian se envolveu?
O que parecia ser, no entanto, sua maior descoberta, a dupla Milli Vanilli, se tornou um dos maiores vexames da música pop da história. O grupo, inicialmente formado pelo rapper Charles Shaw, os cantores John Davis e Brad Howe, além das cantoras americanas, as gêmeas Jodie e Linda Rocco, era talentoso, porém não vendia nada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atraído pelo carisma de dois dançarinos e aspirantes a modelo, Fabrice Morvan e Rob Pilatus, Farian levou adiante o grupo, porém com as vozes dos dois sendo dubladas 100% do tempo nos shows.
O escândalo de dublagem levou à revogação do Grammy de Melhor Artista Revelação da dupla em 1990, marcando a primeira vez que isso aconteceu na história da premiação. Por conta disso, o artista enfrentou vários processos judiciais nos EUA.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE