Bacci, Datena e Sikêra Jr. podem ter horário de programa limitado
27/11/2020 às 13h17
Os apresentadores estão sob ameaça de uma lei que pode limitar o horário de seus programas
Conhecidos por terem programas fortes na televisão, Datena, Luiz Bacci e Sikêra Jr, podem perder espaço na grade de suas emissoras muito em breve.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
+ Silvio Santos tem podres desenterrados, SBT entra em crise e doença volta a atormentar apresentador: “Destruiu”
Datena foi um dos precursores dos programas policialescos no Brasil, o formato agressivo do Brasil Urgente faz sucesso entre a audiência e rende milhões para a Band e outras emissoras que adotaram o mesmo formato de programa. Porém um projeto de lei quer vetar esse gênero da TV.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O senado brasileiro irá debater o projeto de lei proposto pelo senador Diego Tavares, eleito pelo progressistas da Paraíba. A proposta prevê o veto de noticiários policiais em horários com alto número de televisores ligados, atualmente Luiz Bacci, Sikeira Jr e Datena ficam no ar na faixa das 16h ás 20h.
Um relatório preliminar do projeto de lei, sugere que os ‘policialescos’ só poderão ser exibidos na faixa de horário entre 22h e 6h de manhã.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Datena abre fogo contra Band, arma saída de Neto do canal e desfecho é anunciado após décadas hoje (20)
● Datena estreia em jornal policial do SBT, leva a melhor e atinge principal objetivo traçado pela emissora
● Demitido da Band, Datena estreia novo ‘Brasil Urgente’ no SBT, tem choro exposto e assume: “Não consegui suportar”
Diego Tavares será o responsável por convocar comissões para avaliar o tema. A causa surgiu por meio de um abaixo-assinado virtual que contou com mais de 20 mil assinaturas em apenas três meses. Vale lembrar que a regulamentação para a publicidade de produtor destinados ao público infanto-juvenil surgiu em uma iniciativa similar a esta.
Em entrevista para o site TV História, Jonas Rossatto, líder da iniciativa classificou os programas como sensacionalistas e apelativos: “Fiquei perplexo ao ver programas exaltarem a violência e normalizando a exibição de cenas fortes durante quase todo dia. É muito sensacionalismo.”
PERDA DE MILHÕES E AUDIÊNCIA
Vale dizer que caso o projeto seja aprovado, os programas de Sikêra, Datena e Luiz Bacci terão dois caminhos: o primeiro deles serem extintos e o segundo serem remanejados para o horário além das 22h, como prevê o projeto. A saída destes programas, claro, poderia representar perda de milhões de reais e preciosos pontos de audiência, visto que tratam-se justamente das atrações que trazem um dos maiores retornos para Band, RedeTV e Record.
DATENA MUDA O TOM MAS CONCORRENTES ATACAM
Recentemente, José Luiz Datena, adotou uma postura mais conservadora no Brasil Urgente. Uma possível candidatura politica pode ter sido um fator essencial para a mudança de postura do apresentador.
Porém seus concorrentes de horário, Luiz Bacci e Sikêra Jr, causaram polêmica pela exibição de conteúdos apelativos. Bacci e seu Cidade Alerta, foram muito criticados por terem avisado ao vivo para uma mãe que sua filha havia morrido.
Já Sikêra passa uma batalha judicial com Xuxa e Luisa Mell por causa de um vídeo de zoofilia exibido no Alerta Nacional, da RedeTV!
Autor(a):
Erick Martins
Eu sou Erick Martins Carvalho, jornalista, formado na UNIP- Universidade Paulista. Atuo no mercado de TV desde 2020 sendo um grande consumidor de quase todos os canais de TV aberta. Sou fã de esportes e de telejornais diários, principalmente de noticiários locais como o Bom Dia São Paulo e o Balanço Geral SP Balanço Geral SP. Costumo escrever sobre programação, sobre o que acontece nos programas ao vivo e análises do meio televisivo. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @erickmartinstv. Email: [email protected]