Anvisa faz alerta sobre o uso de produtos de limpeza
Na tarde desta sexta-feira (04), o TV Foco traz informações sobre alerta feito pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) referente a mistura de alguns produtos de limpeza que você precisa saber.
Segundo informações divulgadas pelo órgão, a mistura indevida de produtos de limpeza levou a três casos de intoxicação de profissionais da saúde em ambiente hospitalar. E por conta disso, a Anvisa emitiu um alerta sobre os riscos de se desrespeitar as instruções de fabricantes sobre o uso dos materiais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que, os casos foram registrados em maio e foram por conta do uso incorreto de produtos que tinham à base de quaternários de amônio, biguanidas e hipoclorito a 1%.
MAIS SOBRE O ASSUNTO
E segundo a Anvisa, um produto saneante é definido como sendo substância ou preparação destinada à aplicação em objetos, tecidos, superfícies inanimadas e ambientes, com finalidade de limpeza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E no caso, as investigações apontam que os sinais e sintomas apresentados pelos trabalhadores são decorrentes da mistura e interação das três substâncias que evaporam nas salas cirúrgicas.
“Além de respeitar, rigorosamente, as instruções do fabricante com relação às condições de uso dos saneantes, é fundamental evitar misturas e/ou interações indevidas de produtos químicos diferentes durante a limpeza e a desinfecção de ambientes hospitalares”, afirmou a Anvisa.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Decisão do Banco Central confirma o que acontecerá com quem tem R$1000 na poupança Bradesco hoje (23)
● Isenção colossal e +1 benefício: Nova lei do IPVA chega com mudança histórica a lista de CPFs em 2025
● Até R$2900 na conta: Saque do FGTS é liberado no início de 2025 para salvar CLTs em apenas 5 passos online
O QUE OS TRABALHADORES SENTIRAM AO SEREM INTOXICADOS?
De acordo com informações dadas pela Anvisa e divulgadas pelo site ‘CNN Brasil’, entre os sintomas apresentados pelas pessoas intoxicadas, foram relatados:
- Irritação na pele e nos olhos
- Ardência no nariz
- Dor de cabeça
- Vermelhidão na pele
- E até lesões relacionadas à coceira por todo o corpo
Inclusive, um dos trabalhadores que foi exposto à mistura de produtos durante a desinfecção de leitos hospitalares, precisou de atendimento médico especializado.