Perseguição? Veja alguns jornalistas que foram demitidos recentemente por questões políticas

31/05/2016 às 10h11

Por: Vinícius Vieira
Imagem PreCarregada
Silvia Poppovic na época em que trabalhava na Jovem Pan (Foto: reprodução)

Silvia Poppovic (Foto: Reprodução)

O Brasil passa por um momento difícil na política. Coincidência ou não, vários jornalistas foram demitidos recentementes por razões dessa natureza. Veja!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sidney Resende: o jornalista foi dispensado da Rádio EBC um dia após a nomeação de Laerte Rimoli ao cargo (veja abaixo Ricardo Melo). Vale lembrar que ele já havia sido demitido da Globo aparentemente por razão semelhante.

Sidney Resende (Foto: Reprodução)

Um dia antes de ser dispensado da Globo em  2015, o jornalista Sidney Resende postou um texto no facebook criticando a “demonização” do PT feita pelo jornalismo. “Há uma má vontade dos colegas que se especializaram em política e economia. A obsessão em ver no Governo o demônio, a materialização do mal, ou o porto da incompetência, está sufocando a sociedade e engessando o setor produtivo”, diz o texto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ricardo Melo (Foto: Reprodução)

Ricardo Melo: o jornalista foi exonerado do cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) por Michel Temer que empossou Laerte Rimoli, ligado a Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Desde que ele assumiu o cargo, outros contratos foram desfeitos, como o do jornalista Sidney Rezende. O cargo não deveria ser mexido até que se cumpra todo o seu mandato de 4 anos, para garantir a independência política assim como acontece em outras casas como o STF.

Este mês (13/5), o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) já havia manifestado repúdio contra a possibilidade de mudança na presidência da empresa. Dois dias depois, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) também criticou a eventual medida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Barbara Gancia (Foto: Reprodução)

Barbara Gancia: a jornalista foi demitida da Band News e alguns dias depois revelou a razão real. “Fui demitida da Band porque me recusei a pegar leve com Eduardo Cunha”, declara. “Um belo dia recebo uma orientação: você não pode falar do Eduardo Cunha porque ele é primo do Johnny Saad (dono da emissora). Como assim? Eu sou comentarista, jamais podia aceitar uma coisa dessas”, desabafou Barbara em rede social.

Paulo Moreira Leite (Foto: Reprodução)

Paulo Moreira Leite: o jornalista renomado perdeu o contrato com EBC, que estava à frente do programa “Espaço Público”, na TV Brasil. A empresa justificou a medida como uma “necessidade de contingenciamento” da atual gestão.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Silvia Poppovic: em abril deste ano a jornalista Silvia Poppovic foi demitida da Rádio Jovem Pan, onde substituía Rachel Sheherazade. Silvia lamentou sua demissão em comunicado publicado pelo portal UOL: “É uma pena porque vinha sendo uma experiência muito legal. Acho que foi uma experiência muito legal. Fui pega de surpresa. Fazer o quê?”.

“Os comentários sempre foram positivos. Não sei se houve alguma motivação política”, declarou ela. Diferente de Rachel, ela evitava endossar a posição política da emissora.  “Quando entrei, eu falei que não fazia este perfil, mas poderia fazer contrapontos”, disse Silvia em relação a seguir a linha de Rachel Sheherazade.

Formado em jornalismo, fui um dos principais jornalistas do TV Foco, no qual permaneci por longos anos cobrindo celebridades, TV, análises e tudo que rola no mundo da TV. Amo me apaixonar e acompanhar tudo que rola dentro e fora da telinha e levar ao público tudo em detalhes com bastante credibilidade e forte apuração jornalística.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.