O Brasil passa por um momento difícil na política. Coincidência ou não, vários jornalistas foram demitidos recentementes por razões dessa natureza. Veja!
Sidney Resende: o jornalista foi dispensado da Rádio EBC um dia após a nomeação de Laerte Rimoli ao cargo (veja abaixo Ricardo Melo). Vale lembrar que ele já havia sido demitido da Globo aparentemente por razão semelhante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Um dia antes de ser dispensado da Globo em 2015, o jornalista Sidney Resende postou um texto no facebook criticando a “demonização” do PT feita pelo jornalismo. “Há uma má vontade dos colegas que se especializaram em política e economia. A obsessão em ver no Governo o demônio, a materialização do mal, ou o porto da incompetência, está sufocando a sociedade e engessando o setor produtivo”, diz o texto.
Ricardo Melo: o jornalista foi exonerado do cargo de diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) por Michel Temer que empossou Laerte Rimoli, ligado a Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Desde que ele assumiu o cargo, outros contratos foram desfeitos, como o do jornalista Sidney Rezende. O cargo não deveria ser mexido até que se cumpra todo o seu mandato de 4 anos, para garantir a independência política assim como acontece em outras casas como o STF.
Este mês (13/5), o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) já havia manifestado repúdio contra a possibilidade de mudança na presidência da empresa. Dois dias depois, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) também criticou a eventual medida.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Barbara Gancia: a jornalista foi demitida da Band News e alguns dias depois revelou a razão real. “Fui demitida da Band porque me recusei a pegar leve com Eduardo Cunha”, declara. “Um belo dia recebo uma orientação: você não pode falar do Eduardo Cunha porque ele é primo do Johnny Saad (dono da emissora). Como assim? Eu sou comentarista, jamais podia aceitar uma coisa dessas”, desabafou Barbara em rede social.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Paulo Moreira Leite: o jornalista renomado perdeu o contrato com EBC, que estava à frente do programa “Espaço Público”, na TV Brasil. A empresa justificou a medida como uma “necessidade de contingenciamento” da atual gestão.
Silvia Poppovic: em abril deste ano a jornalista Silvia Poppovic foi demitida da Rádio Jovem Pan, onde substituía Rachel Sheherazade. Silvia lamentou sua demissão em comunicado publicado pelo portal UOL: “É uma pena porque vinha sendo uma experiência muito legal. Acho que foi uma experiência muito legal. Fui pega de surpresa. Fazer o quê?”.
“Os comentários sempre foram positivos. Não sei se houve alguma motivação política”, declarou ela. Diferente de Rachel, ela evitava endossar a posição política da emissora. “Quando entrei, eu falei que não fazia este perfil, mas poderia fazer contrapontos”, disse Silvia em relação a seguir a linha de Rachel Sheherazade.