Banco Itaú tenta fechar agência e causa fúria de moradores
Uma grande agência do banco Itaú ameaçou fechar em cidade para a fúria de milhares de clientes que chegaram a fazer protesto. O banco é um dos principais do país e costuma ter unidades em grandes cidades do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
E conforme informações do site Contraf Cut, em maio desse ano, a Associação dos Moradores de Paquetá (RJ), o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro e a Federação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Federa-RJ) uniram forças para impedir o fechamento de uma unidade do Itaú.
A manifestação tinha como embasamento que o fechamento da agência, deixaria a cidade sem nenhum banco. Sendo assim, milhares de pessoas, através da faixa ‘Itaú: respeita Paquetá’, pediram para o banco não fechar. Acontece que o fechamento iria afetar diretamente quase 4 mil pessoas que vivem na ilha.
Acontece, que sem banco, eles teriam que gastar cerca de 3 horas apenas para sacar dinheiro, já que a ilha não possui caixa 24 horas. Na ocasião, o presidente do Sindicato dos Bancários Rio, José Ferreira, contou sobre a estratégia envolvendo o Itaú.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Isso tem ocorrido em vários bairros, o banco fecha agências sem levar em conta a realidade da população. A decisão sobre Paquetá revela a perversidade dos banqueiros. Precisamos reagir”, disse ele.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já Guto Pires, presidente da Associação de Moradores de Paquetá, a Morena, comentou: “O que está acontecendo em Paquetá é uma completa irresponsabilidade social do banco Itaú. Aqui, temos a segunda maior população de idosos de todos os bairros do Rio, só perdemos para Copacabana. Essa população não usa aplicativo de banco. Como ficarão todos esses idosos sem poder sacar dinheiro na Ilha? Isso é inaceitável”.
QUAL FOI O DESFECHO?
Conforme informações da Band, após toda a pressão popular, o Itaú desistiu de fechar a única agência bancária da Ilha de Paquetá. A Instituição voltou atrás e dessa forma, o banco segue operando por lá.