Pesquisa divulga o perfil dos telespectadores das novelas da Globo, SBT e Record; saiba tudo
25/08/2018 às 15h50
O Ibope não faz apenas pesquisas de audiência em números, mas também revela dados sobre o público, tais como classe social, sexo e idade. Assim sendo, veja alguns dados sobre as principais novelas das três maiores emissoras de TV do Brasil: Globo, SBT e Record. Até as mexicanas do SBT entraram na conta, segundo levantamento de Ricardo Feltrin, do Uol.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Começando pelo canal de Silvio Santos, a pesquisa revelou que 66% do público é de mulheres (e meninas); 34% é plateia masculina. Por faixa etária, 17% de quem vê a novela de Íris Abravanel tem de 4 a 11 anos 12% tem de 12 a 17 anos; 8%, de 18 a 24 anos.
14% vai de 25 a 34 anos; 21% de 25 a 49 anos; 11% tem de 50 a 59 anos; e 16% tem 60 anos ou mais. 19% de quem vê “Poliana” são das classes AB; 26% são classe C1; 35% –o maior público–, da classe C2; e 20% da classe D e E.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Que Pobres Tão Ricos também apareceu na pesquisa, mesmo sendo um fracasso nas tardes do SBT. A trama mexicana tem 70% de plateia feminina. A maioria do público se divide entre 50 e 59 anos (22%) e com 60 anos ou mais (22%). É a novela menos assistida pelas classes AB entre todas as pesquisadas (14%). O público básico é formado majoritariamente pelas classes C1 (28%) C2 (34%) e DE (24%).
Na Globo, os dados de Segundo Sol foram levantados: 62% do público da novela de João Emanuel Carneiro são mulheres (38% homens). 27% do público está na faixa etária entre 35 e 49 anos; 18% tem de 50 a 59 anos, e 24% tem 60 anos ou mais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Já no que se refere à renda dos espectadores da novela das 9, foi divulgado que 33% são das classes AB; 30% da classe C1, e 26% da classe C2; 12% pertencem às classes D e E.
+ Lívia Andrade comemora no SBT e manda suposta indireta para Mara Maravilha
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Silvio Santos e Edir Macedo já têm os seus sucessores no SBT e na Record
● Ana Maria fica trancada pra fora de estúdio, acaba vendida em vídeo e bastidores nunca revelado são expostos
● Homem invade casa do Big Brother e vaza vídeo de tudo lá dentro: “Cadê a segurança?”
Já Jesus, do canal de Edir Macedo, tem um público de 43% de homens e 57% de mulheres. É um perfil mais idoso que a novela da Globo: 25% têm idade entre 35 a 49 anos; 25%, 60 anos ou mais; 19% tem de 50 a 59 anos.
Na novela bíblica, 32% pertencem à classe AB; 24% são da chamada classe C1; 30% da classe C2 e 14% da classe DE. Curiosamente, a novela-série mais vista por homens na Record hoje é a reprise de “Rei Davi”: 47% do público é masculino.
Saiba tudo o que vai acontecer sobre a nova novelas das 9 da Globo, Amor de Mãe.