Alerta!
Pesquisadores descobrem que atitude diária no banheiro pode causar câncer e você precisa saber o que é
06/04/2023 às 13h29

Pesquisadores analisam produtos químicos no papel higiênico que podem causar câncer
De acordo com o estudo Environmental Science & Technology Letters, apontou que o papel higiênico apresenta polifluoroalquiladas, ou seja, substâncias químicas que quando são liberadas ao ambiente e trazem riscos à saúde, levando até doenças muito graves como o câncer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa é conduzida por especialistas da Universidade da Flórida, anunciaram um alerta para a presença de “produtos químicos eternos” tóxicos do papel higiênico, que foram associadas a alguns tipos diferentes de câncer e certa quantidade de esperma.
Os compostos precursores possuem a capacidade de se transformar em diferentes tipos de PFAs, como a substância PFOA, ácido perfluorooctanóico ou cancerígeno. Portanto, o estudo avaliou as águas que já foram utilizadas por alguma finalidade humana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Neste estudo, tanto o papel higiênico quanto o lodo de águas residuais foram caracterizados para explorar a magnitude do carregamento potencial de PFAS nos sistemas de águas residuais do papel higiênico”, declara o estudo.
“Nossos resultados sugerem que o papel higiênico deve ser considerado como uma fonte potencialmente importante de PFAS que entra nos sistemas de tratamento de águas residuais”, finaliza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Lula ciente: Lei trabalhista crava FIM do Seguro-Desemprego e +3 benefícios aos CLTs por 1 atitude
● Carga horária menor e sem desconto no salário: Lei trabalhista traz 2 vitórias no Aviso-Prévio dos CLTs
● ADEUS decretado no Rio Grande do Sul: 3 cinemas aniquilados por shoppings em Porto Alegre
Além disso, os analistas avaliaram o papel higiênico que estão à venda na África, Europa Ocidental e América do Norte, do Sul e Central, analisando certas amostras de PFAs, como do lodo de tratamento de águas residuais no EUA.
Segundo, a pesquisa, concluíram que o papel higiênico contém 4% do diPAP encontrado nos sistemas de esgoto dos EUA e do Canadá. Entretanto, os números apresentados na Europa disso muito maiores, como Suécia que chega a equivaler a 35% e na França 89%.
O papel reciclado pode ser seguro?
O papel higiênico reciclado ainda não pode ser considerado seguro, pois ele pode ser contaminado com PFAs devido à reutilização de materiais que continham diPAPs.
“Essa redução nos PFAs é crítica, uma vez que os efluentes e o lodo de águas residuais são comumente reutilizados para irrigação e/ou aplicação no solo”, disse o professor de engenharia ambiental.

Pessoa Doente (Foto:Reprodução/Internet)

Atitudes Diárias no Banheiro (Foto:Reprodução/Freepik)

Pessoa com câncer (Foto:Reprodução/TJCC)

Papel higiênico (Foto:Reprodução/CNN)
Autor(a):
Luiza Lefundes
Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.