Pesquisadores analisam produtos químicos no papel higiênico que podem causar câncer
De acordo com o estudo Environmental Science & Technology Letters, apontou que o papel higiênico apresenta polifluoroalquiladas, ou seja, substâncias químicas que quando são liberadas ao ambiente e trazem riscos à saúde, levando até doenças muito graves como o câncer.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A pesquisa é conduzida por especialistas da Universidade da Flórida, anunciaram um alerta para a presença de “produtos químicos eternos” tóxicos do papel higiênico, que foram associadas a alguns tipos diferentes de câncer e certa quantidade de esperma.
Os compostos precursores possuem a capacidade de se transformar em diferentes tipos de PFAs, como a substância PFOA, ácido perfluorooctanóico ou cancerígeno. Portanto, o estudo avaliou as águas que já foram utilizadas por alguma finalidade humana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Neste estudo, tanto o papel higiênico quanto o lodo de águas residuais foram caracterizados para explorar a magnitude do carregamento potencial de PFAS nos sistemas de águas residuais do papel higiênico”, declara o estudo.
“Nossos resultados sugerem que o papel higiênico deve ser considerado como uma fonte potencialmente importante de PFAS que entra nos sistemas de tratamento de águas residuais”, finaliza.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além disso, os analistas avaliaram o papel higiênico que estão à venda na África, Europa Ocidental e América do Norte, do Sul e Central, analisando certas amostras de PFAs, como do lodo de tratamento de águas residuais no EUA.
Segundo, a pesquisa, concluíram que o papel higiênico contém 4% do diPAP encontrado nos sistemas de esgoto dos EUA e do Canadá. Entretanto, os números apresentados na Europa disso muito maiores, como Suécia que chega a equivaler a 35% e na França 89%.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O papel reciclado pode ser seguro?
O papel higiênico reciclado ainda não pode ser considerado seguro, pois ele pode ser contaminado com PFAs devido à reutilização de materiais que continham diPAPs.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Essa redução nos PFAs é crítica, uma vez que os efluentes e o lodo de águas residuais são comumente reutilizados para irrigação e/ou aplicação no solo”, disse o professor de engenharia ambiental.