Idosos em situações vulneráveis precisam estar cientes sobre esta notícia
A população idosa no Brasil vem crescendo de forma acelerada nas últimas décadas. Segundo dados do IBGE, em 2021, os idosos representaram mais de 14% da população brasileira, ou seja, mais de 30 milhões de pessoas com 60 anos ou mais. Esse aumento é resultado da melhoria das condições de vida e saúde.
É fato que muitos idosos precisam de assistência financeira para garantir uma vida digna na terceira idade. Isso se deve, principalmente, à falta de políticas públicas que garantam uma aposentadoria adequada, além do aumento do custo de vida e das despesas com saúde.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por isso, é importante que sejam criados programas que ofereçam apoio financeiro aos idosos, como o Benefício de Prestação Continuada (BPC) e a concessão de isenções fiscais em medicamentos e tratamentos médicos.
Uma triste notícia aos idosos
A possibilidade do Benefício de Prestação Continuada (BPC) ter um 13º salário em 2023 gerou expectativas, mas ainda há dúvidas sobre a medida. O BPC é um benefício concedido pelo Governo Federal por meio do INSS para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência em situação de vulnerabilidade social, desde que atendam aos requisitos de idade, deficiência e renda. O valor atual do benefício é de R$ 1.302,00 mensais.
Você é idoso ou PcD, confira como, e se pode, receber o BPC
Para receber o BPC, é necessário ter 65 anos ou mais (ou 60 anos em situação de vulnerabilidade), deficiência grave e renda familiar per capita de até 1/4 do salário mínimo. Não há idade mínima para pessoas com deficiência.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para solicitar o BPC, agende atendimento no INSS ou vá pessoalmente, com documentos que comprovem idade, residência, renda e condição médica, se for o caso. Depois, haverá avaliação social e pericial. Em caso de negativa, pode-se contestar ou apresentar novos documentos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Afinal, vai haver 13º?
Atualmente, os beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), como idosos e pessoas com deficiência, não recebem o 13º salário concedido aos segurados do INSS. Apesar disso, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, prometeu uma proposta para implementar esse abono anual aos cadastrados no BPC.
Até o momento, no entanto, não foram divulgados detalhes sobre a liberação do 13º salário para esses beneficiários, que atualmente recebem R$ 1.302, equivalente ao salário mínimo.