Pode chorar

Atenção: Péssima notícia sobre fabricantes de cerveja é divulgada e cai como bomba para quem gosta de beber

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Cerveja sendo colocada em copo - Foto Reprodução Internet

Você gosta de tomar aquela cervejinha gelada? Então trate de ler essa notícia sobre fabricantes de cerveja

Os apaixonados por cerveja estão vivendo momentos tensos nos últimos anos, isso porque as fabricantes de cerveja estão vendo um mercado completamente em crise.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ai me vem a pergunta, como que em um país, que consome cerca de 1.2 bilhão de litros de cerveja por mês, pode viver uma crise entre as fabricantes?

Pois é, recentemente o grupo petrópolis entrou com pedido de recuperação judicial a fim de evitar a falência, o grupo é dono de marcas conhecidas como Itaipava, Crystal e Petra.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além dele, a Cervejaria Santa Catarina teve que fechar as portas de vez, ela é dona de nomes como Saint Bier, Coruja, Barco e Catarina.

A BEBIDA NO BRASIL VAI ACABAR?

Não, não porque nem todo o setor está em crise. O Brasil é o terceiro maior polo cervejeiro do mundo, com um faturamento de R$ 180 bilhões (equivalente a 2,1% de seu PIB), ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. O problema é que apenas 3 empresas detém 95% desse valor.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma alternativa que tem feito o mercado crescer e ganhando os copos das casas dos brasileiros são as cervejas artesanais.

Esse mercado de bebidas artesanais tem feito tanto sucesso que podemos ver, por exemplo, com a compra da Colorado, de Ribeirão Preto, pela Ambev ou a artesanal inglesa, Beavertown, pela Heineken.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, o Brasil tem registradas mais de 1500 cervejarias artesanais. Dados do Anuário da Cerveja 2021 mostram um crescimento de 48,5% no número de cervejarias nos últimos 20 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar disso tudo, em 2022 os números não foram favoráveis as fabricas de bebida, apenas balancearam entre os custos de produção e despesas.

Apesar disso, apostar nas artesanais tem sido a alternativa mais viável das fabricantes de cerveja para conseguir fugir da crise que vem agravando no setor.

Sou Bruno Zanchetta, jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo. Há mais de 4 anos com experiência em redação jornalística, análise e métricas de SEO. Especialista TV Foco em matérias automotivas e esportivas, mas, escrevo um pouco de tudo. Triatleta e torcedor do São Bernardo Futebol Clube! Bruno Zanchetta no linkedin e meu e-mail profissional é: bruno.zanchetta@otvfoco.com.br

Sair da versão mobile