Beneficiários do INSS terão que esperar um fila com milhões de pessoas para resolver pendências na Previdência Social
Uma redução drástica no número de funcionários que trabalham com análise de INSS tem chamado atenção nos últimos anos. Para se ter uma ideia, houve um corte de 48,49% no número de funcionários em dez anos nas agências da Previdência Social.
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De acordo com a coluna de Rômulo Saraiva, da Folha de S. Paulo, o número de analistas e técnicos do seguro social atualmente é de 19.123 servidores, distribuídos em 1.570 agências no Brasil. O problema é que em 2013, existiam 39.435 servidores. Surpreendentemente, esse número era de 43.646 servidores, em 2006.
Existe uma problemática nisso tudo, já que com a redução desse quadro de funcionários, as demandas aumentaram e se tornaram ainda mais burocráticas para serem resolvidas. Dez anos atrás, havia um estoque de 359 mil pessoas com processos pendentes no INSS. Agora, esse número disparou para 1,8 milhão.
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A coluna afirma que o governo não estruturou o INSS para receber tamanha demanda, além de ter historicamente um padrão de evitar contratar mais gente para seus serviços. O Tribunal de Contas da União já fez diversos apelos e auditorias (acórdão nº 1795/2014) para tentar aumentar a força de trabalho.
MUITOS BENEFÍCIOS E MUITO TRABALHO
São mais de cinco milhões de benefícios por ano e existe uma carteira de 30 milhões de beneficiários. Até o Ministério Público Federal se mostrou a favor de novas contratações, fazendo a recomendação nº 19/2019, de que “o atraso na resolução das demandas em curso no INSS deriva do crescente esvaziamento do seu corpo de servidores, cujas vacâncias não vêm sendo sanadas ao longo dos anos”.
QUAL AÇÃO DA PF SOBRE O INSS?
A Polícia Federal e a Receita Federal fizeram uma ação para desmascarar fraudadores do INSS, nesta semana. De acordo com o portal do governo, estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão região metropolitana de Belo Horizonte e um no município de Montes Claros/MG.
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