Siga o canal TVFOCO no WhatsApp

É SÉRIO?!

Pilão, Melita e Nescafé atingidas: Decreto da ANVISA crava presença de baratas e moscas em gigantes do café

04/09/2024 às 9h25

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Gigantes do Café como Melita e Pilão são atingidos por ordem da ANVISA com presença de insetos como baratas e afins (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/ANVISA/Pinterest)

Marcas renomadas de café como a Pilão e Melita foram atingidas uma ordem da ANVISA envolvendo fragmentos de insetos nos cafés mais populares do mercado

O Café, desde sempre, tem forte ligação com a economia brasileira. Inclusive, entre o século XIX e XX, o mesmo foi o maior foco das exportações brasileiras e trouxe grandes mudanças políticas, econômicas e culturais para o país, não é a toa que o período foi historicamente conhecido como o Ciclo do Café.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Desde então, o mesmo passou por grandes modificações e até hoje é carro chefe de grandes empresas alimentícias, cujas quais são referência de qualidade para milhares de consumidores que o consomem diariamente e até mesmo de forma “ritualística”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Afinal de contas, há quem diga que não consegue começar o dia sem uma boa xícara da bebida, não é mesmo? Inclusive, entre as gigantes do café temos marcas renomadíssimas como o amado Café Pilão, Melita, Nescafé, 3 Corações entre outros …

Porém uma determinação da ANVISA afeta diretamente essas marcas, cujas quais podem conter fragmentos nojentos como insetos e baratas. Mas calma! Ao contrário do que você possa pensar, essa situação tem uma explicação lógica, cuja qual iremos explicar logo abaixo.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por essa ninguém esperava!

Por mais loucura que parela a primeiro momento, a ANVISA permite algumas presenças bizarras como: pedaços de moscas, baratas, formigas, pelos de ratos e muito mais em alguns produtos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Porém, de acordo com o que foi publicado pelo portal Notícias Uol, essas “nojeiras” são toleradas desde que estejam em conformidade com o limite pré-estabelecido por lei.

Esse limite quem determina é o RDC-14, um conjunto de leis criado, ainda no ano de 2014, aonde o mesmo estipula o limite da “sujeira” aceita em um alimento sem que isso venha a causar risco à saúde dos consumidores.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio dele fica especificado quantos fragmentos- ou seja, partes visíveis ou não a olho nu– de matéria estranha (insetos, excrementos, animais e pelos) que podem conter no alimento.

Inclusive, de acordo com a Dedetizadora Joinville, consta nesta mesma legislação da ANVISA, até 10 fragmentos de insetos não indicativos de risco e permitidos em apenas 100 gramas de chocolate.

Sendo assim não se assuste caso as marcas famosas de café, como as mencionadas Pilão, Melita, 3 Corações e Nescafé contenha a existência dessas pequenas surpresas em seus produtos.

O motivo para isso é que ainda não é possível realizar o controle durante a produção de chocolate, pois mesmo que as indústrias consigam eliminar com facilidade insetos inteiros ou pedaços considerados grandes, não existe um meio de identificar fragmentos microscópios.

Sendo assim, o que podemos fazer é contar com as boas práticas de fabricação, higiene e segurança asseguradas pelas empresas fabricantes, afim de evitar esse tipo de contaminação

Fora isso, é praticamente impossível consumir alimentos como queijos, biscoitos ou macarrão sem engolir resquícios de insetos, por mais impecável que seja as condições de higiene de sua produção.

Limites:

De acordo com o Metrópoles, os limites seguem as seguintes determinações:

  • Para 25g de café torrado e moído, é liberado até 60 fragmentos de insetos (como baratas e moscas);
  • Para 225g de massas e biscoitos, é liberado até 225 fragmentos de insetos;
  • Para 100g de produtos à base de tomate, está liberado até um fragmento de pelo de roedor e 10 fragmentos de insetos;
  • Para alimentos em geral, é liberado até 1,5% de areia ou cinzas insolúveis em ácidos.

Além deles, itens como canela, orégano e farinha de trigo também possuem tolerâncias específicas.

MAS ATENÇÃO! Todas as marcas relacionadas na matéria foram dadas a nível de exemplo e seguem rigorosamente os padrões de qualidade da autarquia.

  • Importância da Pilão: O Café Pilão foi fundado em 1978 na cidade de Londrina, no estado do Paraná, por José Ferreira Antunes. Antunes tinha o sonho de criar um café de qualidade superior, que pudesse ser apreciado por todos os brasileiros. Ele dedicou-se a aprimorar o processo de produção do café, buscando sempre a excelência em cada etapa. Hoje, o Pilão é um dos mais tradicionais e reconhecido entre os melhores do mercado.
  • Importância da Melita: Melitta Bentz, alemã fundadora da marca, patenteou o primeiro filtro de café de papel em 1908, e desde então, essa inovação tem sido essencial para garantir uma extração limpa e saborosa do café. A Melitta chegou ao Brasil em 1968, mas o primeiro café a vácuo da marca foi lançado no país na década de 80 e deste então está também na lista dos mais renomados.
  • Importância do Nescafé: O Nescafé é encontrado em casas ao redor do mundo e é uma verdadeira fonte de inspiração. Ele foi desenvolvido pela Nestlé após a marca ser desafiada a criar um café que fosse rápido de fazer e reduzisse a quantidade de resíduos da colheita de grãos de café no Brasil, ainda em 1929. Após 7 anos, entre tentativas e erros, a marca chegou a fórmula que acabou sendo um sucesso instantâneo (literalmente) e é referência até hoje.
  • Importância da 3 Corações: Fundada em 1959, a empresa se tornou uma das principais referências no mercado brasileiro, oferecendo uma ampla gama de produtos de alta qualidade, desde o tradicional café torrado e moído até inovações como o café solúvel e cápsulas para máquinas de café expresso. A marca é sinônimo de paixão pelos grãos de café e compromisso com a tradição, consolidando seu lugar de destaque na cultura brasileira e além das fronteiras do país.

Entenda o processo

Esses pequenos pedaços de insetos são processados termicamente junto com o alimento, fazendo com que diminua sua carga microbiana até um nível seguro para o consumo. O que não pode ocorrer, de forma alguma, é a contaminação por insetos após esse processamento.

Isso porque esse é o maior risco que nós consumidores corremos, considerando que muitos insetos podem transmitir doenças. Ademais, algumas pessoas podem manifestar alergia, irritação, urticária, enxaqueca ou asma.

A verdade é que todos nós estamos ingerindo partes de insetos pelo simples ato de respirar. Então, não se preocupe tanto e nem se preocupe com esses fragmentos nojentos

Qual a marca de café mais antiga do Brasil?

De acordo com o portal COAD, uma das primeiras marcas de café do Brasil foi o Café Alvorada, cuja fábrica foi fundada na década de 1940. A empresa ficou conhecida por ter uma cafeteria de sucesso na Travessa Oliveira Belo, no centro de Curitiba, no Paraná.

O mesmo permanece ativo e até hoje é considerado um dos mais tradicionais da região do Paraná. É produzido pelo Grupo 2 Irmãos, uma das maiores indústrias de café do país, dentro dos padrões sustentáveis socioambientais e com certificações de qualidade.

Veja no vídeo abaixo outras 20 marcas, reconhecidas como as melhores no último ano de 2023:

Thumbnail Video Youtube Botão Play do Youtube

🚨 Dona Déa ganha programa na Globo + Datena alega legítima defesa por cadeirada + Estreia de A Fazenda bomba 

Anvisa
cafés
Melita
Nescafé
pilão
tolerância permitida

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.