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Descanse em paz: Plano de saúde da Unimed quebra de vez e ANS expõe pesadelo a 500 mil clientes em julho

29/07/2024 às 14h28

Por: Larissa Caixeta
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Plano da Unimed quebra e ANS expõe pesadelo a 500 mil clientes (Foto: Reprodução/ Internet)

Plano de saúde gigante da Unimed quebra e a ANS se vê obrigada a expor situação preocupante que atinge 500 mil clientes ainda neste mês de julho. A seguir, confira todos os detalhes sobre o assunto;

O Brasil, apesar de ofertar cuidados gratuitos e de ponta para à saúde em diversos graus tecnológicos através Sistema Único de Saúde (SUS), ter um convênio de saúde é um diferencial enorme. Dessa vez, iremos falar nesta matéria sobre um plano da Unimed que quebrou de vez e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) teve que expor o pesadelo a 500 mil clientes.

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Possuir um bom plano de saúde é de grande importância para evitar qualquer transtorno em um momento de necessidade. A Unimed, é uma das maiores operadoras de saúde do país, no entanto, um de seus maiores planos, com milhares de clientes, acabou tendo seu fim anunciado oficialmente pela própria ANS, o que impactou a vida de cerca de 500 mil pessoas.

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Estamos falando da unidade Unimed Rio, cuja qual passou a transferir todos os seus beneficiários para a Unimed Ferj (Unimed do Estado do Rio de Janeiro) ainda naquele mês, após a quebra causada por um prejuízo acumulado em R$ 840 milhões. Segundo ‘O Globo’, a carteira do plano possuía cerca de 500 mil beneficiários, divididos em:

  • 452.598 beneficiários, conforme dados da própria ANS, em planos de assistência médica; e
  • 33.150 beneficiários em planos exclusivamente odontológicos.

Porém, segundo a ANS, no dia 08 de julho, representantes da autarquia se reuniram na sede da Unimed Ferj com o objetivo de falar sobre um crescimento absurdo no número de reclamações desses antigos beneficiários, que ainda enfrentam dificuldades em conseguir acessar boletos, carteiras de plano e até mesmo reembolso.

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Contando com as seguintes presenças da ANS:

  • Diretora de Fiscalização (DIFIS), Eliane Medeiros;
  • Gerente-geral de Operações Fiscalizatórias, Carolina Gouveia;
  • Gerente de Boas Práticas, Frederico Cortez;
  • Chefe do Núcleo da ANS no Rio de Janeiro, Leonardo Fisch,
  • Servidora da Coordenadoria de Fiscalização Planejada, Luana Caldas.

“Esse tipo de ação tem caráter educativo e busca solucionar problemas antes que sejam necessárias medidas mais gravosas por parte da reguladora. Para a ANS, o mais importante é o consumidor ter um canal de comunicação eficiente com a operadora e ter sua assistência garantida, dentro dos prazos determinados pela Agência, e com qualidade,”, Afirmou Eliane Medeiros, a diretora de fiscalização da ANS.

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Da parte da Unimed Ferj, participaram da reunião:

  • Diretor-presidente João Alberto da Cruz;
  • Gerente Jurídico, Carlos Frinhani;
  • Superintendente executivo, Ralf Batista;
  • Gestora de Regulação, Ana Paula Poly.

Vale destacar que esses executivos que representam a operadora se comprometeram a rever processos e a melhorar a comunicação com seus clientes, de forma a reduzir danos para os consumidores. Atualmente, a operadora conta com cerca de quase 500 mil, mais precisamente 480.434 beneficiários em planos de assistência médica e em planos exclusivamente odontológicos.

A Unimed Ferj

Fundada em 20 de agosto de 1972 e atuando há 51 anos, a Unimed Ferj é a representante estatutária de todas as Unimeds do estado do Rio de Janeiro. Com sua atuação histórica no fomento da conformidade regulatória e das melhores práticas de gestão dessas unidades, sua dinâmica de interação diária lhe confere uma expertise técnica e operacional em todos os processos de gestão de planos de saúde.

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Segundo o portal da empresa, o compromisso é a qualidade no atendimento bem como em um tratamento e suporte humanizado também a cooperados, parceiros, fornecedores, comunidade e colaboradores.

Como escolher um bom plano de saúde?

Segundo informações do portal Serasa, um dos primeiros passos é levar em conta algumas questões que vão além do preço. É preciso avaliar também o plano que melhor se encaixa ao perfil do usuário e suas necessidades atuais, o que envolve, por exemplo:

  • tipo do plano: se individual, empresarial ou coletivo (por adesão a partir de uma entidade de classe);
  • possibilidade de coparticipação;
  • tipo de cobertura oferecida: se ambulatorial ou hospitalar, com ou sem obstetrícia;
  • abrangência: se nacional ou regional;
  • períodos de carência;
  • reajuste por idade;
  • amplitude da rede credenciada.

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Prazer, eu sou a Larissa Caixeta e se tem uma coisa que eu amo é escrever sobre os bastidores da TV, e tudo o que acontece pelo mundo. Integro a equipe do TV Foco desde 2023 e falo sobre os mais diversos assuntos por aqui, como famosos, carros, futebol, entre outras curiosidades. Estou sempre antenada aos os últimos acontecimentos e atuo com muito entusiasmo no meu trabalho.

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