O QUE ESTÁ ACONTECENDO?!

Fim de uma era agora em março: Plano de saúde gigante da Unimed confirma FIM de serviço e adeus em 37 hospitais

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Unimed (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Plano de saúde da Unimed descredencia 37 hospitais marcando o fim de serviço a milhares de segurados

E um plano gigantesco da Unimed confirmou o encerramento da sua cobertura de serviços, em cerca de 37 hospitais, e situação preocupa lista de segurados.

Estamos falando da Unimed Nacional (CNU) que ainda durante o feriado de Carnaval, chegou a anunciar o cancelamento do credenciamento parcial ou total (para planos individuais, PME e de afinidade) de 37 hospitais localizados nos estados de:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conforme exposto pela InfoMoney, o encerramento definitivo do serviço será concretizado no dia 04 de março de 2024.

Uma das redes mais afetadas foi a Rede D’Or,  que terá 12 hospitais programados para serem completamente descredenciados (10 deles só no estado de São Paulo) e um previsto para ter os serviços de emergência interrompidos.

Ainda de acordo com o portal mencionado, o  BTG Pactual mapeou 1.384 leitos nas 12 instalações da Rede D’Or que serão completamente descredenciadas pela Unimed (aproximadamente 12% da capacidade total da companhia).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ao assumir que 80% desses leitos estejam operacionais e que a Unimed Nacional represente cerca de 10-15% do faturamento nessas unidades, o banco projeta que o impacto dessa abrupta interrupção atinja cerca de 111-165 leitos operacionais da companhia.

Impactos e números

Como referência, o BTG estima que a Rede D’or adicionará 370 leitos operacionais em 2024, então o impacto dos descredenciamentos poderia ser quase metade da nossa estimativa.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em escala nacional, todos os planos de saúde da CNU deveriam representar menos de 10% da receita líquida da companhia no negócio hospitalar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em contrapartida, analistas do BTG pontuam que os impactos negativos podem não ser tão diretos a longo prazo, já que os descredenciamentos provavelmente desencadearão uma onda de churn (cancelamento) no portfólio da Unimed Nacional.

Ainda de acordo com o banco, a expectativa é que outras operadoras de planos de saúde como a  SulAmérica, Bradesco e Amil devam  absorver parte dessa demanda.

Mas o mesmo fez questão de ressaltar que a Amil passou por uma série de descredenciamentos com a Rede D’Or alguns anos atrás.

Após o término de contratos-chave entre as empresas, a Rede D’Or mostrou resiliência impressionante, mantendo seu momento de resultados e crescimento orgânico, enquanto a Amil sofreu grandes efeitos colaterais (perdendo mais de 800 mil beneficiários no período).

Conforme os cálculos do Itaú BBA, em que o banco multiplicou o número de leitos de cada hospital descredenciado pela participação de mercado da Unimed Nacional, o impacto potencial nos leitos operacionais é menos significativo do que anunciado em 2023.

Pra quem não sabe, em 2023, foram encerrados cerca de 300 leitos operacionais da Rede D’or.

Adicionalmente, o BBA destaca que, segundo o site da Unimed Nacional, o descredenciamento é apenas parcial para alguns planos de saúde oferecidos pela Unimed Nacional, e a maioria dos planos corporativos ainda encaminhará pacientes para a Rede D’Or, pelo menos por enquanto.

Um dos apontamentos expostos é que essa movimentação se trata de uma continuação iniciada pela Unimed Nacional (e outras Unimeds locais) que, embora possa exercer pouca pressão sobre a expansão da capacidade operacional de leitos da empresa, parece ser menos relevante por si só.

Analistas ainda ponderam que  investidores devem continuar a acompanhar de perto quaisquer outras alterações de outros pagadores importantes ao longo dos próximos meses.

O BTG Pactual ressaltou manter suas preferências no setor de saúde, destacando Hapvida, Rede D’Or e Oncoclínicas.

Qual foi o comunicado da Unimed diante dos descredenciamentos de hospitais?

Conforme divulgado pelo Metrópoles, em nota enviada , a Unimed Nacional afirmou que:

“Garante uma rede de atendimento de qualidade a todos os beneficiários, em todas suas praças de atuação, e trabalha diligentemente no relacionamento com os prestadores”.

Sendo assim ela garante  que seus beneficiários não serão privados de atendimento diante de possíveis adequações da rede.

Fora isso ela fez questão de frisar que esse procedimento se trata de um processo regular e rotineiro na saúde suplementar e visa oferecer uma rede referenciada, com serviços e atendimento de qualidade aos clientes.

 

 

 

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Sair da versão mobile