PESADELO NA SAÚDE!

Descanse em paz: Plano de saúde da Unimed quebra oficialmente e ANS expõe pesadelo a 500 mil clientes

ANS expõe pesadelo vivido por mais de 500 mil clientes após fim de plano essencial da Unimed (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva)

ANS expõe pesadelo vivido por mais de 500 mil clientes após fim de plano essencial da Unimed (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/TV Foco/Canva)

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Plano gigantesco da Unimed quebra oficialmente e a ANS se vê obrigada a expor situação catastrófica e preocupante atingindo cerca de 500 mil clientes em 2024

Conforme até já citamos em matérias anteriores, ainda em abril de 2024, um dos maiores planos de saúde da Unimed acabou tendo um fim anunciado oficialmente pela própria ANS e situação impactou de forma conturbada a vida de milhares de clientes.

Trata-se da Unimed-Rio, cuja qual passou a transferir todos os seus beneficiários para a Unimed Ferj (Unimed do Estado do Rio de Janeiro) ainda naquele mês, após a quebra causada por um prejuízo acumulado em R$ 840 milhões*, como podem ver através desse link*

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Só para ter noção da quantidade de dependentes do plano, na época, o portal O Globo noticiou que a operadora em questão possuía cerca de 452.598 beneficiários, conforme dados da própria ANS, em planos de assistência médica e 33.150 beneficiários em planos exclusivamente odontológicos.

Pesadelo exposto

Só que no dia 08 de julho, de acordo com informações do portal oficial da ANS, representantes da autarquia se reuniram na sede da Unimed Ferj com o intuito de falar sobre um crescimento absurdo no número de reclamações desses antigos beneficiários.

Vale dizer que os mesmos ainda enfrentavam dificuldades em conseguir acessar boletos, carteirinhas de plano e até mesmo reembolso. Essa diligência contou com as seguintes presenças:

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“Esse tipo de ação tem caráter educativo e busca solucionar problemas antes que sejam necessárias medidas mais gravosas por parte da reguladora. Para a ANS, o mais importante é o consumidor ter um canal de comunicação eficiente com a operadora e ter sua assistência garantida, dentro dos prazos determinados pela Agência, e com qualidade” – Afirmou Eliane Medeiros.

Qual foi a resposta por parte da Unimed Ferj diante das reclamações expostas?

Da parte da Unimed Ferj, participaram da reunião:

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Vale destacar que esses executivos que representam a operadora se comprometeram a rever processos e a melhorar a comunicação com seus clientes, de forma a reduzir danos para os consumidores.

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Atualmente, a operadora conta com cerca de quase 500 mil, mais precisamente 480.434 beneficiários em planos de assistência médica e em planos exclusivamente odontológicos.

Ainda de acordo com o portal O Globo, a Unimed-Ferj afirmou à ANS, durante essa mesma reunião que pretende expandir a rede de atendimento presencial e melhorar a emissão de carteirinhas e boletos de pagamento.

De acordo com a agência reguladora, a transferência da carteira não pode causar qualquer prejuízo à assistência dos beneficiários, desde alterações de preço, produtos, rede e carências. Os médicos, um total de quatro mil cooperados, também devem continuar com as mesmas condições atuais da Unimed Rio.

Em nota, a Unimed Ferj informa que a situação atual não reflete os seus padrões habituais de atendimento e qualidade dos serviços, e que está tomando todas as ações corretivas necessárias visando solucionar as demandas de forma transparente.

A operadora esclarece que tem como objetivo garantir que os serviços estejam disponíveis corretamente e que seus beneficiários sejam atendidos com rapidez e eficiência, minimizando, assim, os transtornos causados.

Por fim, a Unimed Ferj reforça que ampliou o número de colaboradores e que o seu corpo funcional está empenhado em rever os processos e tornar a comunicação com os seus clientes mais eficiente.

Importância da Unimed Ferj:

Fundada ainda no dia 20 de agosto de 1972 e atuando há 51 anos, a Unimed Ferj é a representante estatutária de todas as Unimeds do estado do Rio de Janeiro.

Com sua atuação histórica no fomento da conformidade regulatória e das melhores práticas de gestão dessas unidades, sua dinâmica de interação diária lhe confere uma expertise técnica e operacional em todos os processos de gestão de planos de saúde.

Segundo o portal da empresa, o compromisso é a qualidade no atendimento bem como em um tratamento e suporte humanizado também a cooperados, parceiros, fornecedores, comunidade e colaboradores.

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

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