Plano gigantesco da Unimed quebra oficialmente e a ANS se vê obrigada a expor situação catastrófica e preocupante que atinge 500 mil clientes ainda neste mês de julho
Talvez vocês não se lembrem, mas já mencionamos em matérias anteriores que ainda em abril de 2024, um dos maiores planos de saúde da Unimed acabou tendo seu fim anunciado oficialmente pela própria ANS, o que impactou a vida de milhares de clientes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Estamos falando da unidade Unimed-Rio, cuja qual passou a transferir todos os seus beneficiários para a Unimed Ferj (Unimed do Estado do Rio de Janeiro) ainda naquele mês, após a quebra causada por um prejuízo acumulado em R$ 840 milhões*
(Para saber mais detalhes sobre esse caso envolvendo a Unimed-Rio, clique aqui*)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Só para contextualizar, na época foi noticiado portal O Globo, que a operadora mencionada possuía cerca de 452.598 beneficiários, conforme dados da própria ANS, em planos de assistência médica e 33.150 beneficiários em planos exclusivamente odontológicos.
Pesadelo exposto
Porém, de acordo com informações do portal oficial da ANS, nesta última segunda-feira (08/07), representantes da autarquia se reuniram na sede da Unimed Ferj com o objetivo de falar sobre um crescimento absurdo no número de reclamações desses antigos beneficiários, cujos quais ainda enfrentam dificuldades em conseguir acessar boletos, carteirinhas de plano e até mesmo reembolso. Essa diligência contou com as seguintes presenças:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
- Diretora de Fiscalização (DIFIS), Eliane Medeiros;
- Gerente-geral de Operações Fiscalizatórias, Carolina Gouveia;
- Gerente de Boas Práticas, Frederico Cortez;
- Chefe do Núcleo da ANS no Rio de Janeiro, Leonardo Fisch,
- Servidora da Coordenadoria de Fiscalização Planejada, Luana Caldas.
“Esse tipo de ação tem caráter educativo e busca solucionar problemas antes que sejam necessárias medidas mais gravosas por parte da reguladora. Para a ANS, o mais importante é o consumidor ter um canal de comunicação eficiente com a operadora e ter sua assistência garantida, dentro dos prazos determinados pela Agência, e com qualidade” – Afirmou Eliane Medeiros.
Qual foi a resposta por parte da Unimed Ferj diante das reclamações expostas?
Da parte da Unimed Ferj, participaram da reunião:
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● ADEUS: 5º maior plano de saúde confirma fim de serviço colossal e se desfaz de 240 mil em 2024
● Fim do pagamento na Unimed, Amil e mais em SP: Nova lei histórica traz plano de saúde gratuito a milhares
● Decreto da ANS: Ana Paula paralisa BDBR com pesadelo da Unimed, Amil e + com 8M de clientes deixados na mão
- Diretor-presidente João Alberto da Cruz;
- Gerente Jurídico, Carlos Frinhani;
- Superintendente executivo, Ralf Batista;
- Gestora de Regulação, Ana Paula Poly.
Vale destacar que esses executivos que representam a operadora se comprometeram a rever processos e a melhorar a comunicação com seus clientes, de forma a reduzir danos para os consumidores.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Atualmente, a operadora conta com cerca de quase 500 mil, mais precisamente 480.434 beneficiários em planos de assistência médica e em planos exclusivamente odontológicos.
Importância da Unimed Ferj:
Fundada ainda no dia 20 de agosto de 1972 e atuando há 51 anos, a Unimed Ferj é a representante estatutária de todas as Unimeds do estado do Rio de Janeiro.
Com sua atuação histórica no fomento da conformidade regulatória e das melhores práticas de gestão dessas unidades, sua dinâmica de interação diária lhe confere uma expertise técnica e operacional em todos os processos de gestão de planos de saúde.
Segundo o portal da empresa, o compromisso é a qualidade no atendimento bem como em um tratamento e suporte humanizado também a cooperados, parceiros, fornecedores, comunidade e colaboradores.