Pegando todos desprevenidos, o Brasil parou para ouvir a triste noticia que o Plantão da Globo teve que anunciar
Quando a tela de Plantão aparece na Globo, já sabemos que algo de grande impacto aconteceu. Desde 1991, o “Plantão da Globo” causa apreensão e suspense aos telespectadores, com sua música de fundo característica que alerta as pessoas de que algo trágico aconteceu no Brasil ou no mundo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Entre 1982 e meados de 1991, era apenas um slide na tela, com o nome do respectivo jornal do turno (a tarde era o Jornal Hoje, a noite era o Jornal Nacional, e noite/madrugada Jornal da Globo), com uma narração em off.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, nos últimos anos, muitos plantões vêm sem vinheta, sendo exibidos no intervalo dos programas, só com o apresentador dando a notícia e geralmente algum repórter ao vivo dependendo do que acontece, principalmente perto dos noticiários.
Cabrini tinha guardada justamente a frase em que anuncia a morte e a “notícia que jamais gostaríamos de dar”, foi assim que o repórter iniciou o Plantão que é o mais visto de todos os tempos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A grande tragédia
O tricampeão mundial de Fórmula 1 Ayrton Senna morreu no dia 1º de maio de 1994 durante o Grande Prêmio de San Marino. Senna perdeu o controle do carro, que se chocou violentamente contra um muro a 300km/h, na saída da curva Tamburello.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Galã da Globo, aos 37 anos, surge trocando carícias com outro famoso e assume nova sexualidade: “Descobertas”
● Plantão Urgente: Globo derruba programação às pressas nesta madrugada (6) com notícia desesperadora
● Atriz da Globo vende roupas e joias para sobreviver após adeus na emissora: “Mais uma fonte de renda”
A Globo acompanhou ao vivo o acidente, pois transmitia naquele momento a corrida de Ímola. Do hospital, o repórter enviou para o Brasil – através de um telefone celular – boletins sucessivos sobre o estado de saúde do piloto. O país inteiro parou. Às 13h40 (horário de Brasília), coube a Cabrini a difícil tarefa de anunciar a morte de Senna para os milhões de telespectadores. “Morreu Ayrton Senna da Silva, uma notícia que a gente jamais gostaria de dar”.
Como resultado, o Fantástico daquele domingo foi dedicado à cobertura da morte de Senna. Foram ao ar imagens do acidente e da reação emocionada dos fãs. As ruas de São Paulo e Rio de Janeiro ficaram desertas. Contudo, nos estádios de futebol, as torcidas improvisaram faixas e cartazes e gritaram o nome do piloto. O locutor esportivo Galvão Bueno, que transmitia o GP de San Marino, falou emocionado sobre a perda do ídolo e amigo pessoal.