O Plantão Globo aterroriza o público que acompanha a emissora em qualquer horário da programação para noticiar fatos extraordinários
A Globo utiliza um artifício certeiro para noticiar fatos de extrema importância, principalmente quando estas situações acontecem fora do horário dos telejornais. A emissora usa uma trilha pesada e conhecida por milhões de brasileiros para chamar atenção do público e dar, na maioria das vezes, notícias tristes e bombásticas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O canal Nerd Show, do YouTube, possui uma sessão de vídeos apenas para mostrar os “plantões da Globo mais chocantes”, e lá revela momentos que fizeram pessoas ficarem aterrorizadas. O apresentador Renato Wamberto revelou que esse plantão que é conhecido atualmente foi criado no início dos anos 90, já que essa trilha pesada ainda não existia.
+ Sonia Abrão vê Felipeh Campos explodir ao vivo, pega caneta, toma decisão e jornalista faz textão
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Esse formato com a música existe desde 1991 e o primeiro aconteceu quando William Bonner noticiou uma crise na União Soviética. Antes disso, existia o “Plantão do Jornal Nacional” e tinha a trilha do telejornal que entrava no meio da programação com uma notícia narrada por Cid Moreira ou Sérgio Chapelin.
A trilha pesada conhecida quando o Plantão Globo começa foi criada por um músico chamado João Nabuco, que estudou fora do país e participou de um concurso dentro da emissora para criar essa vinheta. A parte visual por conta de Hans Donner, que criou inúmeras aberturas de novelas, programas, vinhetas e logos dentro do canal.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Apartamento, mansão em Alphaville e R$ 1,6 milhão: Globo arranca herança dos filhos de apresentador amado no Brasil
● Falência de órgãos: Atriz da Globo morta tem testamento aberto e deixa fortuna para veterano da emissora
● Globo apela após Alma Gêmea e convoca fenômeno jamais reprisado para estrear em canal
MORTES DEVASTADORAS
Nos anos 90, o Plantão Globo deu algumas notícias arrasadoras, como a morte de Zacarias e de Mussum, que fizeram parte dos Trapalhões, além da morte de Ayrton Senna e o acidente fatal dos Mamonas Assassinas, que fizeram muito sucesso naquela época.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
MUITOS PLANTÕES EM POUCOS DIAS
Até os dias atuais a emissora consegue impactar o público com a sua vinheta, e nos últimos dias tem intensificado o uso desse artifício, principalmente por causa da crise política causada em meio à pandemia, já que diversos ministros estão sendo exonerados do governo de Jair Bolsonaro.