Na véspera da posse de Lula, Hamilton Mourão, antigo vice-presidente, fez um pronunciamento nacional
Por apenas um dia, exatamente 30 de dezembro, Hamilton Mourão assumiu a Presidência da República por conta da viagem do presidente Jair Bolsonaro aos Estados Unidos. Em um último discurso, ele promoveu um plantão na Globo, no SBT e na Record, de uma só vez.
Na ocasião, as emissoras interromperam a programação com um comunicado de urgência. O público, claro, foi pego de surpresa, principalmente diante da atual polarização política do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Isso aconteceu um dia antes da posse do atual presidente Lula. Jair Bolsonaro, o derrotado do PL, estava nos Estados Unidos, alegando questões de saúde. Hamilton Mourão, então, ficou responsável pelo discurso aos cidadãos, mas, indiretamente, criticou o ex-Chefe de Estado.
Ele não citou os escândalos de corrupção, mas deixou clara a irresponsabilidade do antigo presidente diante dos atos bolsonaristas após o resultado das eleições. Nem o público esperava.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O discurso foi exibido na Globo, Record e SBT
Em rede nacional, Hamilton Mourão citou, inclusive, as manifestações antidemocráticas, que vêm sendo esnobadas por Jair Bolsonaro.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Lideranças que deveriam tranquilizar e unir a nação em torno de um projeto de país deixaram que o silêncio ou o protagonismo inoportuno e deletério criasse um clima de caos e de desagregação social. E de forma irresponsável deixasse que as Forças Armadas de todos os brasileiros pagassem a conta. Para alguns, por inação, e para outros por fomentar um pretenso golpe”, disse.