Pode brincar? As mudanças dos telejornais para conquistar o telespectador
31/10/2017 às 12h37
As mudanças dos telejornais
Quando você pensa em jornalismo o que vem na sua mente primeiro? Talvez a principal imagem que tenha formado em sua cabeça seja de uma bancada com um profissional bem vestido sério. Ao menos há muitos anos essa foi uma das mensagens passada para nós telespectadores dos telejornais das principais emissoras brasileiras.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No entanto, conforme o tempo passa nossa sociedade muda e claro, a televisão precisa se adaptar para garantir sua audiência. Com os telejornais não foi diferente, e hoje existe a possibilidade de brincar sem perder a seriedade. Talvez a expansão da internet tenha grande responsabilidade nesse maior dinamismo.
+ Os cachês dos reality shows! Saiba quanto você pode ganhar para entrar no “Big Brother”, “Fazenda” ou “A Casa”
O TV Foco criou uma lista em que mostra alguns exemplos disso. Veja só:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Globo
A emissora carioca durante muitos anos foi padrão e tradicional em seus telejornais, e atualmente é possível ver uma leveza maior em sua programação, fora os conteúdos multimídias usados para interação. As medidas foram tomadas principalmente em prol da audiência conquistada. O G1 em um minuto destaca as principais notícias do site da emissora e é apresentado por jornalistas jovens como Mari Palma e Cauê Fabiano que possuem desde roupas descoladas às tatuagens.
Houve também a reformulação dos principais telejornais locais. Agora é possível ver até os apresentadores brincando ou ironizando algumas notícias. Foi o caso de Rodrigo Bocardi, Sandra Annenberg, Cesar Tralli, Evaristo Costa, William Bonner e recentemente Chico Pinheiro que gritou em uma edição do “Bom Dia Brasil”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Record
Nos últimos anos, a emissora paulista vem investindo com tudo em sua programação para bater de frente com a concorrência, inclusive, em seus telejornais. Record entendeu que o dinamismo é algo visto com bons olhos pelo telespectador, por isso os seus telejornais refletiam isso. O bom humor também é uma característica que algumas reportagens possuem.
Uma quebra de paradigma adotado pela Record foi inserir a “Hora da Venenosa” no telejornal “Balanço Geral“. Nesse quadro que pode ser visto na programação de São Paulo é possível saber das últimas novidades e notícias do mundo dos famosos graças a Fabíola Reipert. E esse feito vem dando ótimos índices de audiência.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Serasa: como usar além de consultar o CPF e negociar dívidas
● Calendário de pagamentos do Bolsa Família: prazos atualizados
● Pedro Bial: biografia, programas, vida pessoal e informações
+ Tatuagens, piercings e camisetas descoladas reformulam o jornalismo da Globo
SBT
O jornalismo do SBT sempre foi mais diverso. Silvio Santos busca sempre formas que acredita ser o melhor para o seu público. Para o “dono do baú”, a principal função do jornalismo é informar. Uma das recentes mudanças da emissora na forma de apresentar o seu jornalismo foi a contratação dos profissionais Marcão do Povo e Dudu Camargo para ficarem a frente do jornal matinal “Primeiro Impacto”. Graças a isso, atualmente é possível ver mais emoção e interação com quem está assistindo essa programação.
Autor(a):
Thais Teles
Apaixonada por desenhos, fã de Jogos Vorazes, admiradora de Frida Kahlo, adora se perder no catálogo da Netflix e se emocionar com Coldplay. Desde menina sempre foi apaixonada por televisão, noveleira assídua desde as tramas à la Maria do Bairro ou intensas como o furacão Carminha. Formada em Publicidade e Propaganda em 2014 pelas Faculdades Integradas Rio Branco. Escreve desde que se conhece por gente. Foi no ano de 2017 que integrou oficialmente o time TV Foco e desde então adora fofocar e dar spoilers das novelas das 6, das 7 e das 9 e até do streaming. ‣ E-mail: [email protected] | ‣ Minhas redes sociais são: