Marca popular e amada de macarrão acabou sofrendo uma intervenção às pressas da ANVISA após a comprovação da presença de um componente extremamente nocivo
Quando pensamos em receitas rápidas, o macarrão costuma ser uma das nossas primeiras escolhas, não é mesmo? Afinal de contas, além de ser um prato que fica pronto em minutos, ele exige poucos ingredientes extras para ficar delicioso e ainda pode obter muitas formas.
Dentre os tipos de massa que temos no mercado, o tipo oriental tem ganhado cada vez mais destaque entre os paladares brasileiros, ainda mais após a popularização do tipo Lámen no país.
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Apesar desse nome remeter ao “miojo”, o verdadeiro Lámen é composto por uma série de ingredientes deliciosos e é considerado um prato quente típico de algumas regiões do Japão. Vale dizer que algumas marcas com foco nesse segmento já está em posição nº1 no gosto de milhares de consumidores.
Como é o caso da marca KEISHI, cuja qual atua no mercado desde o ano de 200, fabricada pela gigantesca BBBR Indústria e Comércio de Macarrão. Vale destacar que sua relevância é tão grande nesse mercado que a mesma costuma fornecer esse tipo de massa para muitos restaurantes e estabelecimentos com esse foco.
Porém, apesar de toda a sua credibilidade, nem mesmo a gigante conseguiu passar ilesa de uma intervenção da ANVISA. No dia 21 de setembro de 2022, a autarquia proibiu a comercialização, a distribuição e o uso de uma das suas linhas mais populares.
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Essa proibição ocorreu após uma grave denúncia e risco de intoxicação causada por um ingrediente que em contato com o organismo pode até mesmo culminar na morte de quem o ingere.
Ingrediente tóxico
Conforme foi divulgado pelo portal Agência Nacional, após uma minuciosa investigação, os fiscais sanitários de São Paulo descobriram que as massas fabricadas entre os dias 25 de julho e 24 de agosto daquele ano poderiam conter propilenoglicol contaminado com etilenoglicol.
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Para quem não sabe, apesar do propilenoglicol ter uma certa toxicidade muito baixa, misturado ao etilenoglicol, o mesmo se torna extremamente venenoso e sua exposição a humanos e animais deve ser limitada.
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Vale lembrar que anteriormente a esse caso, ambas as substâncias foram encontrada em petiscos para cães e causou a intoxicação e a morte de MAIS DE 40 animais de estimação em diversas regiões do país naquele mesmo período.
No caso da marca KEISHI, o propilenoglicol contaminado foi fornecido pela empresa Tecno Clean Industrial Ltda: “A Anvisa realizou inspeção na BBBR Indústria e Comércio de Macarrão Ltda. e verificou que essa empresa adquiriu e usou o insumo contaminado como ingrediente na linha de produção de suas massas” – Conforme informou a ANVISA
Veja o vídeo abaixo com mais detalhes sobre o caso, noticiado na época pela TV Cultura:
Manifestação da marca:
De acordo com o portal CNN, após ser obrigada a arrancar seus produtos, COM URGÊNCIA, das prateleiras dos supermercados a empresa de macarrão, KEISHI, se manifestou através de uma nota emitida na época:
“A Keishi sempre primou pelo controle rigoroso da qualidade de seus produtos.”, iniciou. Neste episódio, a Anvisa proibiu a comercialização dos produtos fabricados no período de 25/jul/2022 a 24/ago/2022, com uso da suposta substância contaminada.” – Declarou ela que continuou
“Em nenhum momento a Keishi desconfiou da qualidade da substância utilizada em seus produtos, pois adquiriu de boa-fé de fornecedor idôneo, com quem mantém relações comerciais de longa data, que tem nome respeitado no mercado”
Qual a situação da marca KEISHI atualmente?
De acordo com as apurações do TV Foco, tais produtos voltaram a ser comercializados normalmente no mercado, mesmo porque, os itens proibidos foram APENAS dos lotes produzidos citados nesta matéria.
Inclusive, em seu site OFICIAL, ela ainda permanece com o comunicado sobre o ocorrido ativo, basta clicar aqui para ter acesso na íntegra.
A Keishi é responsável pela produção e comércio de vários tipos de massas de estilo oriental, tais como udon, yakisoba, lamen, além de massas de salgados, como gyoza.
Importância da KEISHI:
A marca KEISHI é uma fábrica de desenvolvimento de macarrão fundada ainda no ano de 2008, na província de Fukuoka, Japão. Ela desembarcou no Brasil no ano de 2018 e faz uso da tecnologia, o know-how original do Japão, com o objetivo de fornecer o autêntico macarrão para Ramen aos restaurantes e consumidores que apreciam a culinária oriental.
Para atender às necessidades dos clientes, a marca oferece uma linha com 12 tipos de macarrão para Ramen, além de 3 tipos de Udon, massa de Gyoza, Wantan, Shoronpo e Shumai.
Vale destacar que ela também fornece o mesmo produto ao consumidor final como o macarrão embalado para supermercados, Gyoza pronto desenvolvido para cada client e caldos já utilizados em restaurantes como caldo de Tonkotsu (osso suíno) e caldo de Paitan (costela de frango).
De acordo com a empresa, ela ainda consegue ajustar cada produto ao gosto de cliente.