Proibição da ANVISA atinge marca nº 1 de remédios mais procurados por donas de casa após o mesmo apresentar sérios riscos à saúde de quem os consomem
Nos últimos tempos, temos notado um interesse comum, principalmente entre mulheres, quando o assunto é o consumo de emagrecedores, remédios e até mesmo alguns suplementos que prometem uma perda de peso rápida e eficiente.
Porém, apesar de não ser exatamente uma prática proibida pelas autoridades fiscais como a ANVISA, algumas marcas acabaram sofrendo intervenções após terem a sua eficácia e segurança de consumo questionada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Falando nisso, neste mês de julho a autarquia acaba de proibir um desses remédios, que inclusive pode ser considerado nº dessas mesmas consumidoras, uma vez que ele é um dos mais populares e encontrado com facilidade na maioria dos marketplaces e lojas.
TODOS proibidos!
De acordo com a RESOLUÇÃO Nº 2.509, devidamente publicada no Diário Oficial da União, a ANVISA baixou a proibição contra os lotes da marca LipoPlus, no último 08 de Julho.
Essa proibição foi feita após a autarquia comprovar que o anúncio de venda do produtos, através do site oficial da empresa, não possuíam os devidos registros aprovados pela ANVISA.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tais ações fiscalizadoras atingiram TODOS os lotes da marca, bem como qualquer pessoa física e jurídica que comercializassem ou divulgassem de alguma forma esses produtos.
Risco Fatal:
Como muitos sabem, a ANVISA é a maior responsável em garantir a segurança de tudo que consumimos. Sendo assim o risco de consumir produtos que não passam pelo crivo da autarquia representa um risco muito alto, ainda mais medicação.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● 3 toneladas de carne no lixo: ANVISA baixa o facão contra açougue popular por descoberta de contaminação
● “Estado de putrefação”: Procon baixa ordem em açougue popular e joga 510 kg de carne no lixo por risco
● Risco grave: ANVISA proíbe 2 azeites populares e +1 produto queridinho das donas de casa
Isso porque o mesmo pode conter substâncias que além de não resolverem efetivamente o problema, podem agravar quadros de saúde já pré diagnosticado e levar o consumidor à óbito.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Inclusive, conforme até já mencionamos em matérias anteriores, alguns emagrecedores já causaram a morte de consumidoras no ano de 2022, como podem ver através desse link*.
Qual foi o posicionamento da LipoPlus diante da proibição da ANVISA?
Vale destacar que ao procurar manifestações e notas oficiais da LipoPlus a respeito dessa nova proibição da ANVISA, as mesmas não foram encontradas.
Porém, como sempre destacamos em matérias assim, o espaço permanece em aberto caso a mesma queira expor a sua versão dos fatos.
Fora isso, apesar da proibição, seus produtos continuam sendo encontrados em marketplaces e sites oficiais. Seus perfis em redes sociais continuam ativos da mesma forma.
Não tem como julgar a situação como resolvida, uma vez que é comum alguns casos de emagrecedores continuarem disponíveis no mercado mesmo com restrições. Sendo assim, todo cuidado com esses produtos é pouco!
E LEMBREM-SE: A RECOMENDAÇÃO É SEMPRE EVITAR A AUTOMEDICAÇÃO E PROCURAR UM MÉDICO OU PROFISSIONAL PARA QUE OS MESMOS ENCAMINHEM UM TRATAMENTO SEGURO, SEJA ELE QUAL FOR.
Para saber sobre a lista de medicamentos aprovados pela autarquia, clique aqui*