Grande marca no segmento de chocolates e doces acabou passando por uma proibição da ANVISA após a autarquia constatar a presença de vidro em sua composição e essa é a sua situação atual
O cacau, de longe, é um dos frutos mais admirados em todo o mundo, afinal de contas é através dele que se faz uma das delícias açucaradas mais amadas em todo mundo: O Chocolate! Pois é, além de apreciado, o chocolate também faz parte da rotina de diversos profissionais.
Isso porque desde a colheita do cacau até a produção do produto extraído, o chocolate movimenta verdadeiras fortunas na economia brasileira. Inclusive, no ano de 1828, com a invenção da máquina de prensar, nasceram as primeiras produções do chocolate e vem seguindo até os dias atuais atuando como o carro chefe de milhares de empresas alimentícias atuais.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por aqui, contamos com nomes fortíssimos do segmento (importadas e nacionais) como: Nestlé, Garoto, Lacta, Cacau Show, Garoto e muitas outras, cujas quais vivem no coração e na lista de compras da maioria dos amantes de chocolate.
Porém, nem mesmo os grandes nomes da indústria escapam de sofrer com alguma proibição da ANVISA, como ocorreu em outubro de 2022, quando a autarquia constatou a grave presença de vidro na composição de uma linha muito amada da Garoto.
Tabletes com vidro
De acordo com a resolução da ANVISA, devidamente publicada no Diário Oficial da União, no dia 17 de outubro do ano de 2022, ficou expressa a proibição de venda e distribuição de dois lotes da marca.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale lembrar que a Garoto atua no mercado desde o ano de 1929 e, desde então, é considerada uma das marcas mais consolidadas do Brasil.
Inclusive, ela é reconhecida como a 1º maior marca do país! Afinal de contas, a Nestlé, que já está em primeiro lugar no ranking de chocolates, se fundiu a Garoto ao comprar grande parte da sua marca, fazendo com que ela subisse ainda mais no patamar, como podem ver através desse link*
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida foi impulsionada após um alerta emitido que denunciava uma possível contaminação com pedaços de vidros nesses mesmos lotes mencionados. A suspeita foi levantada após um equipamento da fábrica ter quebrado no processo de fabricação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Segundo o portal G1, os lotes atingidos correspondiam às barras de chocolates (tabletes) de 80 g sabor chocolate ao leite com castanhas de caju e chocolate ao leite com castanhas de caju e uvas passas:
- 225212941G;
- 225312941G;
Vale destacar que fragmentos de vidro podem causar lesões na boca ou mucosa. De acordo com o portal Superinteressante, em casos mais graves, essa ingestão pode cortar ou perfurar o trato digestivo, principal função do estômago, ou até mesmo causar sufocamentos e obstruir a respiração.
Lembrando que o recolhimento foi voluntário, ou seja, só ocorreu após um alerta feito pela própria empresa, o que demonstra que a mesma se preocupa com a idoneidade e qualidade dos seus produtos.
Manifestação oficial da marca:
De acordo com o portal CNN, diante dos fatos a marca Garoto se pronunciou quanto ao caso, fazendo a seguinte declaração:
“A GAROTO informa que está promovendo o recolhimento voluntário de um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju (L 225212941G, validade 09/09/2023) e um lote do tablete Chocolate Garoto 80g Caju e Passas (L 225312941G, validade 10/09/2023), após ter identificado a possibilidade remota de que algumas unidades desses lotes tenham sido produzidas com pequenos fragmentos de vidro.
A empresa suspendeu imediatamente a distribuição e comercialização desses dois lotes de produtos e esclarece que a ação de recolhimento é restrita aos Estados de Santa Catarina e Espírito Santo, onde os lotes foram distribuídos. Grande parte das unidades envolvidas já foi recolhida pela empresa, que está colaborando com as autoridades para que as demais unidades sejam recolhidas.
A suspeita da presença de pequenos fragmentos de vidro provém da quebra de um sensor na linha de fabricação, que pode ter tido algum contato com os referidos lotes. A empresa reforça que a qualidade e segurança de seus produtos são prioridades inegociáveis, e que adota rígidos padrões e controles em todas as etapas do processo produtivo e de distribuição. A GAROTO reforça seu compromisso com a segurança dos seus consumidores e disponibiliza os canais 0800 055 95 50 e sacgaroto@garoto.com.br para contato”
Situação atual:
Ainda de acordo com o G1, à época, a Anvisa alertou que SOMENTE esses lotes apresentaram riscos, e temos que deixar bem claro que NÃO há restrições de consumo para os demais produtos da Garoto.
Segundo apurações feitas pelo TV Foco, TODOS os produtos da marca Garoto são encontrados com muita facilidade nos principais mercados e redes de compras.
Como podem ver na imagem abaixo:
Importância da Garoto:
A Garoto, foi fundada ainda no fim da década de 20 (1929) e é considerada uma das maiores fabricantes de chocolates do mundo, sendo a maior da América Latina. A empresa conta hoje com um portfólio de aproximadamente 70 produtos, e está entre as primeiras mais amadas entre consumidores, ocupando o terceiro lugar entre as mais vendidas.
Dentre os produtos que fabrica estão caixas de bombons, Tabletes, Ovos de Páscoa, e chocolate para uso culinário como coberturas e pó solúvel, que podem ser encontrados em mais de 50 países.
Seus maiores sucessos são a Caixa Amarela e os Tabletes Familiares com a marca Garoto; os chocolates Baton e Talento e o saudoso bombom Serenata de Amor. Ela também oferece versões em sorvetes e picolés de algumas das suas principais marcas.