decretou a retirada

Pode te MATAR: A Anvisa decretou a retirada de 5 marcas de café dos mercados diante de contaminação

04/03/2024 às 9h48

Por: Rafael Silva
Imagem PreCarregada
Café proibido pela Anvisa - Montagem TVFOCO

Se surpreenda com a Anvisa, que decretou a retirada de 5 marcas de café dos mercados diante de contaminação que pode te MATAR

E o famoso órgão de fiscalização, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, conhecida e querida por todos os brasileiros, decretou a retirada de 5 marcas de café dos mercados diante de contaminação que poderia te MATAR, e chocou a todos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para quem não sabe, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, tem como função, regulamentar, controlar e fiscalizar os produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, podendo apreender, recolher, proibir e a suspender armazenamento, comercialização e distribuição do produto, ou serviço.

Sabendo disso, no dia 28 de setembro do ano de 2022, o portal da Globo, o “G1”, informou sobre a proibição da Anvisa, que decretou a retirada de 4 marcas dos mercados, devido ao excesso de impurezas encontrado nos produtos depois de ordem do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo as informações, na época, a decisão do Ministério Público de Minas Gerais, sob as normas da Anvisa, atingiu as empresas “Fartura – Tradicional”, “Da Feira – Extra Forte”, “Da roça” e “Viçosense – Extra Forte”, devido à presença de impurezas na constituição dos produtos, como milho, areia, cascas e paus, acima dos limites permitidos por lei estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Ainda segundo as informações, na época, as empresas Frohlich, detentora oficial da marca “Café da Roça”, emitiu nota, dizendo que não era o seu café que apresentou as impurezas, e sim um produzido por uma empresa da cidade de Cajuri, que já havia sido proibida judicialmente de utilizar o nome “Da Roça” desde 2018.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além das quatro marcas de café, uma outra empresa também teve um lote do seu café proibido pela Anvisa, segundo informações do portal oficial do órgão, o “vigilanciasanitaria”, o qual informou no dia 29 de março de 2023, a RESOLUÇÃO-RE Nº 997, que suspendia a comercialização, distribuição e uso do lote nº 495 do produto Café Moído e Torrada, marca Café da Terra, validade: 27/04/2023.

Conforme consta nas informações, o lote nº 495 do Café Moído e Torrada, da marca Café da Terra, validade: 27/04/2023 distribuído por Café Terra do Rei LTDA, CNPJ nº 17.050.583/0001-68, foi suspenso e proibido devido ao resultado do laudo de análise definitivo nº 838.1P.0/2022 emitido pelo Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels no Rio de Janeiro.

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No laudo, o produto apresentou resultados insatisfatórios, com matérias estranhas indicativas de risco à saúde humana, indicando falhas das Boas Práticas, com presença de fragmentos rígidos de brilho vítreo (fragmentos de vidro), no lote, mencionado, o que levou a sua suspensão e proibição, devido ao risco que apresenta a saúde.

Segundo o portal “super”, consumir esse tipo de material pode cortar ou perfurar o trato digestivo, oque exigiria intervenção cirúrgica, ou ainda causar sufocamentos e obstruir a respiração, dependendo de seu volume, que pode te matar.

Thumbnail Video Youtube

Qual a bebida mais tomada pelos brasileiros?

Segundo o portal “revistacasaejardim”, o café é a segunda bebida mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas da água.

Anvisa

Autor(a):

Eu sou Rafael Silva, tenho 28 anos e sou Arquiteto e Urbanista por formação pela Universidade Potiguar. Viciado em estar por dentro de tudo que acontece, sou Redator Web por vocação. Sempre foi apaixonado por escrita e leitura e me encontrei no mundo do entretenimento. Acompanho a vida dos famosos e celebridades diariamente pelos seus perfis das redes sociais e faço matérias sobre as fortunas dos artistas e suas mansões elegantes . Adoro jogar vídeo game e assistir séries e filmes. Minhas redes sociais são: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.