A Globo é muito maior que o SBT e a Record por vários motivos; entenda como a emissora consegue desbancar até a TV americana
A Globo é a segunda maior emissora do mundo, ficando atrás apenas da gigantesca ABC, dos Estados Unidos. A Vênus Platinada é líder absoluta de audiência e representa definitivamente de uma hegemonia na TV aberta brasileira.
Existem vários fatores que levaram o canal a esse posto, e mesmo desligada, sem apresentar nada de novidade, a emissora ainda consegue superar suas principais rivais, que são o SBT e a Record.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Para se ter uma ideia, quando sai na imprensa que determinado programa da Globo é um fracasso de audiência, os números ainda são superiores às concorrentes. Muitas vezes representam a soma de todas as elas juntas.
Aberta em 1965, a Globo quase fechou em seus primeiros anos, já que a audiência baixa não pagava o alto investimento feito em suas instalações no Rio de Janeiro. Roberto Marinho contratou dois diretores, Walter Clark e Boni, para renovar toda a programação. Foram os dois que criaram o conhecido termo ‘padrão Globo de qualidade’.
INVESTIMENTOS
Foi criado nesse momento o horário nobre da televisão, que consiste em exibir duas novelas e o principal telejornal da casa no momento em que todos os trabalhadores chegam em casa. Esse modelo começou a tomar forma ainda nos primeiros anos do canal e as rivais começaram a replicar essa estratégia.
Além disso, o jornalismo do canal é o foco desde o começo. São várias programações de notícias ao longo do dia, sempre com seus telejornais regionais e muitas coberturas em tempo real. A seriedade com os assuntos também é um diferencial, já que o apelo popular é bem menor em comparação aos outros canais.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Arrebentaram o armário: 3 galãs mais lindos da Globo que se assumiram gays ao Brasil e você nem sabia
● Globo, Record e Band atingidas: Fim de sinal vital das 3 emissoras de TV aberta é confirmado para 2025
● Âncora da Globo vai aos prantos ao vivo, abandona jornal e vai parar em hospital às pressas: “Eu vou sair”
A Globo também tem um detalhe muito importante que é ter afiliadas em todos os estados do país. São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Recife e Minas Gerais são a própria emissora, mas em outros estados o sinal chega mesmo assim. Outras concorrentes, no entanto, não chegam em diversos estados, e por isso perdem audiência.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
ALCANCE ABSURDO
Uma análise que Antônio Fagundes fez em uma coletiva de imprensa dá uma noção do que a Globo representa hoje. O veterano afirmou que o sucesso “Game of Thrones” alcançou 16 milhões de pessoas em suas maiores audiências. Isso, no Brasil, não representa praticamente nada.
“Você pega um Game of Thrones, que faz sucesso lá fora… Mas tem 16 milhões de espectadores. Isso aqui não quer dizer nada, nós temos 40, 60 milhões”, avaliou.