urgente

Por que não devo dar meu CPF nas farmácias? Clientes fazem descoberta absurda e lojas entram na mira da lei

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Foto de farmácia / Foto CPF na nota - Montagem: TVFOCO

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Todos precisam saber detalhes sobre a descoberta de clientes sobre fornecer o documento no estabelecimento

Sem dúvidas, você já chegou em algum estabelecimento e foi questionada sobre colocar o seu CPF na nota, não é mesmo? Mas e em farmácias? Você tem esse hábito?

A verdade é que clientes simplesmente fizeram uma descoberta absurda que levaram lojas a entrar na mira da lei, e você irá entender agora o porquê não deve dar o seu CPF em farmácias. Vamos conferir?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com informações do portal ICTQ, foi sancionada no Estado de São Paulo, em 1 de dezembro de 2020, a lei 17.301, de autoria do deputado Alex de Madureira (PSD), que proíbe farmácias e drogarias de exigir o CPF dos pacientes durante a compra de medicamentos.

Posso dar meu CPF em farmácias?

Segundo o que foi divulgado, a lei diz que “sem informar de forma adequada e clara sobre a abertura de cadastro ou registro de dados pessoais e de consumo” o estabelecimento está proibido de fazer essa solicitação. Inclusive, caso essa determinação seja desrespeitada, a multa é de cerca de R$ 5,5 mil, podendo ser dobrada em situação de reincidência.

Além disso, no Distrito Federal, o Ministério Público iniciou uma investigação sobre o fornecimento de descontos mediante a coleta do CPF.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na ocasião, a suspeita foi de que as farmácias estariam vendendo os dados dos clientes em mercado paralelo. Já em Minas Gerais, o MP também investigou o caso, decidindo multar uma rede de drogarias em quase R$ 8 milhões de reais, para em seguida firmar um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que previa que, caso a rede quisesse coletar o CPF e fornecer descontos por isso, deveria ter um programa de fidelidade no qual as pessoas optariam por se filiar, podendo escolher se gostariam ou não de compartilhar seus dados.

Dessa forma, após a descoberta dos clientes sobre o que estava acontecendo, todos precisam ficar cientes de que você pode se negar a fornecer o nosso CPF na hora de comprar qualquer produto. Não é obrigatório e o máximo que você vai ganhar é um olhar de estranhamento.

LEIA TAMBÉM!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, agora que você já tem todas essas informações, basta se atentar sempre que for fornecer o seu CPF em algum estabelecimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Autor(a):

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração.Meu e-mail é: bianca.rayla@otvfoco.com.br Minhas redes sociais são:

Sair da versão mobile