Valentino Guzzo, um homem de TV, foi responsável por “dar luz” a grandes programas na TV, entre eles a eterna Vovó Mafalda e até o programa do apresentador Ratinho no SBT.
+Ratinho ameaça demitir bailarina ao vivo: “Vou te mandar embora”
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Produtor, contra-regra, maquinista e diretor de TV, Valentino Guzzo atuou em praticamente todas as emissoras de TV como, TV Tupi, TV Paulista, TV Excelsior, SBT, TV Gazeta e Rede Record. Mas também atuou no cinema nos anos 70, década onde se consagrou o gênero pornochanchada, no longa “Ninguém Segura Essas Mulheres”, ao lado de grandes nomes como os atores: Jorge Dória, Jesse Valadão, Dennis Carvalho e Vera Gimenez mãe de Luciana Gimenez.
Mas foi na televisão que Valentino Guzzo fez história por interpretar um dos grandes ícones dos anos 80 e 90, a inesquecível Vovó Mafalda. A personagem veio no “pacote” comprado do SBT do programa do Bozo. Ela foi criada pelo americano Larry Harmon, e por lá levou o nome de Grandma Nelly. Foi o próprio criador que trouxe todos os personagens no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vovó Mafalda só não fez mais sucesso que o Bozo, porém seu personagem resistiu ao término do programa em 1991, e passou a comandar o programa Do-Re-Mi, que já tinha sido comandado antes por Simony e a apresentadora Mariane, no SBT.
Depois de Do-Re-Mi, Vovó Mafalda de Valentino Guzzo, ainda apresentou outros programas como, Sessão Desenho e Sessão Desenho no Sitio da Vovó. No SBT o personagem ficou até 1997 quando se mudou para a Rede Record e passou a comandar Desenhos da Vovó.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mineirinho e outros surfistas profissionais apostam na harmonização facial para prevenir o envelhecimento e fortalecer a imagem
● Bonner detona cantora, ao vivo, e descreve momento terrível na Globo: “Eu tenho que dizer”
● Corajoso, Leo Dias expõe áudio de Jojo, ao vivo, no Focalizando e escancara bomba: “Só pra avisar”
Na Record, Valentino Guzzo reencontrou o apresentador Ratinho que fazia um grande sucesso na época vencendo a Globo no horário nobre por diversas vezes. Valentino passou a trabalhar com o apresentador e quando se mudou para o SBT, trouxe o intérprete da Vovó Mafalda para ser seu braço direito na emissora.
O apresentador Ratinho lembra com muito carinho do amigo que foi responsável lhe dar vários conselhos.Valentino Guzzo incentivava o apresentador a explorar seu lado mais cômico para que seu programa aos poucos deixasse de seguir apenas a linha policial e passasse a se tornar um programa familiar.
E foi exatamente o que Ratinho fez. Deixou o cassetete de lado e passou a investir em mais brincadeiras e piadas dentro de seu programa, com menos sensacionalismo e mais quadros musicais.
Em 2013, quando o Programa do Ratinho completou 15 anos no SBT, o apresentador fez uma grande homenagem ao amigo já falecido, com um tom de “dívida paga”:
“O Valentino foi uma pessoa muito especial na minha vida. Ele chegou em mim um dia… Eu fazia aqueles programas todos… Meu programa sempre foi uma mistura do nada com coisa nenhuma… Mas ele chegou em mim e disse: ‘Por que você não usa a sua veia de brincar, de entretenimento, de humor, que ela é mais forte que a outra. Você vai ficar mais querido do que fazendo programa policial’. O Valentino me falou isso quando eu ainda estava na Record e eu convidei ele para trabalhar comigo. Ele falou: ‘Eu vou, mas quero deixar o programa mais alegre’. Valentino, eu cumpri o que eu te prometi quando eu deixei o meu programa mais alegre. Foi você que começou.”
O grande homem de TV, Valentino Guzzo é pai de Beth Guzzo e da produtora de TV Vanessa Guzzo, e foi casado com Cleuza Guzzo. O grande intérprete da Vovó Mafalda faleceu em 8 de dezembro de 1998, vítima de um infarto fulminante. Mas seu legado segue na TV firme e forte com Ratinho conquistando grandes índices de audiência com se TV cheio de atrações musicais e muito humor.
Valentino Guzzo também trabalhou com Chacrinha, Raul Gil, Bibi Ferreira, Chacrinha, Bolinha e Silvio Santos.
Saiba tudo o que vai acontecer sobre a nova novelas das 9 da Globo, Amor de Mãe.