A fabricante de carros queridinha dos motoristas brasileiros deu adeus após nada menos que um século de atividades em território nacional
Manter uma grande empresa no Brasil, sem dúvidas, não é uma tarefa tão simples assim. Afinal, qualquer momento de instabilidade na economia pode provocar uma desordem e levar tudo ao fiasco. Inclusive, quem enfrentou essa situação foi uma famosa montadora de automóveis.
Acontece que, em um cenário cada vez mais competitivo, onde cada fabricante deseja mostrar sua força e garantir o queridismo, as empresas precisam apresentar inovações, preços que caibam em todos os bolsos e modelos atraentes. Porém, infelizmente, uma famosa marca de carros acabou dando adeus ao país após um século.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
No dia (11) de janeiro do ano de 2022, o Brasil foi paralisado com a triste notícia de que a gigante dos automóveis, depois de pouco mais de 1 século fazendo história em território nacional, encerraria suas atividades.
Aqueles que não sabem ou lembram, estamos se referindo a Ford, que escolheu por sua saída do Brasil diante uma série de consequências geradas por crises no setor, de acordo com as informações do ‘G1’, portal de notícias da Globo. Mesmo sendo uma notícia nada agradável aos amantes da marca, existia uma lista de razões por trás do adeus.
Uma das razões mais impactantes se tratam das dificuldades causadas pelas intensas burocracias somadas a uma crise que atingia não somente a marca, como outras gigantes do segmento automotivo na época. Além disso, uma série de azar atormentou a montadora que buscava lucratividade no país. Assim, a opção mais viável, naquele momento, seria deixar de fabricar e se tornar apenas uma exportadora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mesmo seguindo vendendo os produtos no Brasil, é importante destacar que os mesmo se tratam apenas de carros importados, principalmente da Argentina e do Uruguai. A Ford ainda disse que todos os clientes ainda seguirão recebendo assistência de manutenção e garantia. De acordo com o Portal ‘Uol Carros’, outro fator, além da alta carga tributária do país, foram os custos de logística.
Assim, a montadora deixou claro que: “desde a crise econômica em 2013, a Ford América do Sul acumulou perdas significativas”. Além disso, ela frisou em uma carta obtida pela Globo que a matriz, nos Estados Unidos, tem auxiliado nas necessidades de caixa, ‘o que não é mais sustentável’.
LEIA TAMBÉM!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“Essa decisão foi tomada somente após perseguirmos intensamente parcerias e a venda de ativos. Não houve opções viáveis”, relatava ainda a carta aos revendedores. Em tese, não houve falência, afinal, a empresa segue sendo uma das maiores montadoras do ramo e sucesso absoluto fora do Brasil e dentro dele também.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Qual foi a primeira marca de automóveis do mundo?
A Mercedes-Benz é uma das poucas marcas dos primeiros anos da história do automóvel que seguem na ativa até os dias atuais. O ancestral de todos os carros da marca da estrela é o Benz Patent Motorwagen, de 1885, que é considerado o primeiro automóvel da história.